Agroindústrias do Vale do Ivaí ganham impulso com apoio do governo 20/09/2021 - 16:50

O trabalho de um consórcio intermunicipal e o apoio do governo estadual estão ajudando a fortalecer a agricultura familiar na região do Vale do Ivaí, no Norte do Paraná. O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, visitaram os municípios de Jardim Alegre, Lunardelli e São João do Ivaí na última sexta-feira (17) e conheceram algumas iniciativas.

Criado para estimular o desenvolvimento regional, o Consórcio Intermunicipal CID Centro, com sede em Pitanga, reúne 30 cidades. O grupo tem atuado em parceria com o governo estadual para disseminar conhecimento sobre boas práticas no campo e as etapas de formalização das agroindústrias, ampliando o potencial de comercialização da agricultura familiar.

Em Jardim Alegre, a produtora de ovos caipiras Vera Lucia dos Santos é uma das beneficiárias desse processo. Ela investiu em melhorias na propriedade de aproximadamente dois alqueires e se prepara para conseguir o registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que permite a venda para outros municípios. “Sem o apoio de toda essa equipe, isso não estaria acontecendo. É muito prazeroso fazer esse trabalho, e a resposta dos consumidores tem sido muito boa. Quem quer qualidade, volta a consumir”, diz.

Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a região tem exemplos de sucesso que servem como modelo. "Ficamos felizes com essa sintonia entre governo municipal, estadual e agricultores, no propósito de construção de uma vida digna. Vimos aqui que o que pregamos está acontecendo: agricultores fazendo a própria renda, buscando gerar a própria energia. São coisas boas que a gente pode levar para inúmeras propriedades”, disse.

O vice-presidente do CID Centro, Maicol Barbosa, disse que essas iniciativas representam uma estratégia de diversificação da agricultura do estado. “Precisamos dar mais garantia para a comercialização do pequeno produtor”.

Boas práticas
As mudanças na propriedade de Vera incluem uma unidade de beneficiamento de ovos e produção própria de uma ração especial, o que garante mais segurança alimentar, segundo o médico veterinário da Seab, Carlos Eduardo dos Santos. “Não adianta produzir muito bem, mas não ter a legalidade para vender, não ter as instalações necessárias. Então, com esse projeto, estamos fazendo de tudo para que as pequenas propriedades tenham condições de comercializar regularmente, com responsabilidade técnica e sustentabilidade”, explica. A chefe do núcleo regional de Ivaiporã, Vitória Maria Holzmann, destacou a importância do trabalho conjunto entre estado e municípios para o fortalecimento das agroindústrias e para dar condições de competitividade para a agricultura familiar. “A gente só existe porque existe essa parceria”, disse.

Para o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, esse exemplo de empreendedorismo ajuda a transformar as condições de muitas famílias no campo. “O projeto mostra para outros produtores que é possível ser competitivo mesmo sendo pequeno”.

Piscicultura e tecnologia
Em São João do Ivaí, o empresário Edilson Pini Inácio investe na produção de tilápias e desenvolveu novas estratégias no empreendimento familiar, buscando mais sustentabilidade e renda. “A estrutura está estabelecida, mas quem vai fazer a diferença são as pessoas. É preciso olhar para o potencial de crescimento que têm a piscicultura e a indústria paranaenses”, defende.

Ortigara destacou que o Paraná já é o maior produtor de peixes de cultivo do Brasil, com 172 mil toneladas, e tem potencial para crescer, em média, 15% ao ano, além de acelerar o processo para redução de custos de produção. “Temos a chance de crescer de forma organizada, é preciso articulação”, completou.

Diversificação e sustentabilidade
Na oportunidade, o secretário também visitou uma propriedade rural em Jardim Alegre, de 5.400 m², que está sendo transformada pela agricultora Elizabete Aparecida Maciel em um espaço para processamento de alimentos. Ela trocou a soja e o milho pelo cultivo de morangos em estufas e hortaliças hidropônicas, e hoje tem renda de R$ 3 mil mensais com o trabalho no campo.

Segundo a produtora, que também é secretária da Agricultura do município, a ideia é valorizar ainda mais a produção e garantir produtos de qualidade. Maciel também já tem minigeração de energia fotovoltaica e construiu uma pequena represa para captação de água da chuva para irrigação das plantas. “O próximo passo é a perfuração de um poço artesiano para manutenção da propriedade”, conta. Embora não integre o consórcio, a propriedade é um empreendimento modelo para aplicação de ações de sustentabilidade, diretriz defendida pelo governo estadual.

Conjunto de ações
O plano para melhorias no meio rural no Vale do Ivaí com apoio do estado inclui ainda a recuperação de estradas rurais e garantia de comercialização para cooperativas da agricultura familiar como a Associação de Produtores Rurais de Lunardelli (Lunaprol), beneficiária do programa Compra Direta Paraná. A Seab também cedeu um veículo à Secretaria Municipal de Educação de Lunardelli para o transporte de alimentos.

Fonte: Seab