Com apoio do IDR-Paraná, produtor aprende a trabalhar com olerícolas e conquista mercado 30/10/2020 - 13:03

A proximidade com os centros consumidores fez com que Carlos Roberto Bueno passasse a cultivar tomate e pepino, novidades em sua propriedade em Itambé. O produtor decidiu ir contra a tradição da região Noroeste, em que o cultivo de soja e milho ocupa grande parte das áreas de agricultura. Com a assistência do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), Bueno implantou três estufas na propriedade, conquistou mercado e já planeja expandir o negócio.

A ideia inicial foi de aproveitar uma área parada em sua chácara, de 0,4 hectares, para plantar morangos. Como era iniciante na agricultura, Bueno procurou informações no escritório do IDR-Paraná. Ele verificou então que era preciso, antes do plantio, fazer a análise do solo e corrigir nutricionalmente o solo, o que foi prontamente feito com a assistência do engenheiro agrônomo Ivan Domingos Freitas. Com as orientações de Ivan, o novo agricultor percebeu que teria melhores opções de comercialização de olerícolas nos centros consumidores próximos, e mudou os planos para tomate e pepino.

O produtor construiu uma estufa com um telado que permitia a passagem da luz do sol, mas deixava a água das chuvas penetrar no cultivo de tomate. Apesar da ocorrência de doenças foliares, Bueno conseguiu colher, mas o resultado ficou aquém do esperado. Foi um incentivo para que ele aprimorasse o cultivo. Para evitar os danos causados por doenças e pelo clima, o extensionista do IDR sugeriu que Bueno fizesse o cultivo protegido.

Bueno solicitou a DAP (Declaração de Aptidão) para o Pronaf no escritório do IDR-Paraná e em seguida pediu um financiamento no programa Pronaf Mais Alimentos, pela Sicredi, para construir duas novas estufas, desta vez seguindo todas as indicações técnicas. Uma terceira foi construída com recursos próprios.

Em setembro do ano passado o plantio rendeu 20 mil quilos de pepino (caipira e japonês) e 19.800 quilos de tomate saladete. "Ficou dentro do que eu esperava. Tanto assim que vou ampliar e construir mais duas estufas para plantar abobrinha, pimenta, tomate e pepino", conta Bueno. No início só ele e a mulher conseguiam fazer a manutenção dos cultivos. Como o plantio foi ampliado, hoje o casal conta com a ajuda de um sobrinho e mais um funcionário temporário.

Para Bueno, a assistência técnica recebida foi decisiva para o seu sucesso. "O IDR-Paraná foi um baita parceiro e tem me dado todo o suporte necessário desde a implantação dos plantios, até buscar recursos e mercado para a produção. Sozinho seria difícil, porque eu não era do ramo. Comecei a plantar há dois anos", explicou o produtor.

Toda a produção de Bueno é vendida em supermercados de Itambé, Maringá, restaurantes da região e na Ceasa. "Hoje falta produção para atender os pedidos. Vendemos para restaurantes que buscam produtos de alto padrão de qualidade", informou. Segundo o produtor, até o pagamento do financiamento deve ser antecipado. "Eu tenho dez anos para pagar o empréstimo, com três anos de carência, mas quero quitar bem antes desse prazo,", afirma confiante.  Além das estufas, o produtor também financiou a compra de uma caminhonete pelo Mais Alimentos. "O veículo vai facilitar o trabalho, porque atualmente consigo entregar 24 caixas de hortaliças por vez. A nova caminhonete tem capacidade para transportar até 60 caixas de olerícolas", concluiu.  O novo veículo vai significar mais rapidez nas entregas e mais ganhos para Bueno, um novo produtor que teve a assistência do IDR-Paraná para concretizar seus projetos.

Reportagem: Roberto Junior Monteiro