Comitiva técnica do Vale do Ribeira conhece o trabalho do IDR-Paraná em Londrina 27/07/2021 - 11:47

A sede de pesquisa do IDR-Paraná, em Londrina, recebeu a visita técnica da comitiva do município de Cerro Azul. O município e seus produtores de tangerina ponkan são beneficiados pelo projeto de pesquisa que trata da melhoria do padrão genético e fitossanitário das mudas na região do Vale do Ribeira.  O projeto engloba 20 produtores que receberam 230 mudas cada um do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná) em parceria com a Secretária Estadual de Agricultura e Abastecimento.

O projeto que consiste em qualificar ainda mais a produção de ponkan na região para oferecer um produto de melhor qualidade ao consumidor. São mudas de alto vigor, selecionadas de plantas da própria região, pela pesquisa do IDR-Paraná e Embrapa.
Rafael Fuentes, diretor de Integração Institucional do IDR-Paraná afirmou que o Instituto está arrojado no resgate genético da qualidade da ponkan na região e empenhado em colaborar com a diversificação do município, além de otimista com a gestão de apoio do prefeito da cidade Patrick Magari.

O Gerente de Pesquisa do IDR-Paraná, Pedro Auler, também reforça sobre o resgate em melhorar a qualidade genética das mudas e ampliar o período de colheita da ponkan. Segundo Pedro esse problema que acontece hoje é devido a safra estar muito concentrada. “Este ano foi uma safra cheia, muitas frutas caem no chão por não se conseguir dar vazão pela comercialização. O objetivo é desconcentrar e distribuir melhor essa safra. Está sendo agregado o fator genético juntamente com o recurso de altitude, pois Cerro Azul possui esse recurso natural de diferentes altitudes e isso é muito importante para a safra”, afirma Pedro.

Foram selecionados 19 clones de ponkan candidatas a diferentes períodos de maturação: precoce, médio e tardio.

A prefeitura de Cerro Azul tem sido parceira nesse trabalho da ponkan junto ao Instituto, inclusive na captação de recursos.
Há outro trabalho importante, com a cultura da mandioca e suas variedades, que também já está em curso na região do Vale do Ribeira.

O Diretor de Gestão de Negócios do IDR-Paraná, Altair Dorigo, está à frente para viabilizar a possibilidade de implantação da raça bovina Purunã na cidade de Cerro Azul. São 13 unidades de referência destinadas a região que podem receber até 3 touros, com o retorno de 3 bezerros.

Patrik Magari, Prefeito de Cerro Azul,  reforça a importância do poder de comercialização e no  grande saldo que terão na rentabilidade do produtor. Agradece e afirma a importância que o apoio técnico e a competência desse trabalho de pesquisa traz para a região do Vale do Ribeira. “Em breve, lançaremos o desafio para, juntos, implantar um novo roteiro turístico no município”, completou.

Participaram da visita o prefeito Patrick Magari, os vereadores Adilson Rocier, Edenilson Carneiro, Luciano de Jesus Teilo, André Luis Freitas, Wilson dos Reis, Dario Obladen, o assessor parlamentar Leonardo Abílio Machado e dos Secretários Municipais Ismael Flores e Bruno Henrique Lovato.

Reportagem: Maria Helena Marçal