Culturas de inverno aumentam a produção de mel e preservam o solo 23/09/2021 - 10:42

O Paraná é o segundo maior produtor de mel do Brasil, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), em 2019 foram produzidas 7,4 mil toneladas. Além do volume, o estado também é reconhecido como um produtor de mel de alta qualidade. Em Prudentópolis os apicultores conseguiram dobrar o volume de produção depois que adotaram o plantio de culturas de inverno. Além de favorecer as abelhas, a prática também contribui para melhorar as condições do solo.

No ano passado a produção de mel de Prudentópolis chegou a 440 toneladas, gerando uma receita de R$ 4.721.000, segundo o Deral. Além da importância econômica, a apicultura é uma atividade integradora, já que as abelhas contribuem com a polinização, proporcionando maior produtividade para as lavouras.

Uma das principais dificuldades dos apicultores/meliponicultores de Prudentópolis era a falta de flores nos meses mais frios. O problema foi resolvido com o plantio de culturas de inverno. De acordo com Marlon Hladczuk, do IDR-Paraná de Prudentópolis, os agricultores optaram pelo plantio de nabo forrageiro, aveia e canola. "Esse plantio é feito em uma única vez, nos meses de abril e maio, com as misturas das sementes. Isso facilita e reduz a demanda de serviços com menor custo de implantação do sistema", informou o extensionista.

A partir do terceiro mês do plantio, inicia-se a floração dessas culturas. "A oferta de flores é abundante e por um longo período, o que resulta numa expressiva produção de mel, aliada ao aumento de abelhas das colmeias", ressalta Hladczuk, um entusiasta dessa tecnologia. Este é o segundo ano em que alguns produtores adotaram essa prática em Prudentópolis. Eles constataram que a produção média de mel, por colméia, que era de 30 kg/ano, atingiu, 64 kg/ano, um acréscimo de 113% na produtividade de mel.

Conservação de Solo e Água
Hladczuk observa que o plantio dessa cobertura do solo no inverno possibilita a necessária rotação de cultura e sombreamento do solo, evitando a erosão e intensificando a infiltração de água. "Esse consórcio de plantas de cobertura proporciona também um volume significativo de palhada, que, entre outras vantagens, garante o adequado plantio direto na palha da cultura de verão subsequente, com menor necessidade no uso de herbicidas e redução do custo de produção" explicou Hladczuk. Além dessas vantagens, o extensionista lembra que esse sistema tem baixo custo de implantação e um significativo ganho sócio-econômico e ambiental para a propriedade rural. "O plantio da cobertura de solo contribui para uma agricultura mais 'branda' e diversificada, que está diretamente alinhado com a Agenda 2030 da ONU: um Plano de Ação Global para o Desenvolvimento Sustentável adotado em 2015 que indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas para serem alcançados até o ano de 2030", destacou Hladczuk.

A organização dos apicultores/meliponicultores de Prudentópolis facilita a disseminação do plantio de culturas de inverno. A Associação Prudentopolitana de Apicultores e Meliponicultores (APAM) reúne atualmente 153 sócios ativos. Na Associação eles têm mais acesso a equipamentos, a compra de insumos é facilitada, além de conseguirem vantagens também na venda de matéria prima em volume. Em 2019 e 2020 a APAM foi atendida pelo Projeto Mais Gestão, vinculado à Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), com a capacitação dos dirigentes feita pelo IDR-Paraná.  Este trabalho melhorou a organização da APAM em diversos aspectos, o que resultou num grupo mais ativo e maior credibilidade dos dirigentes da Associação junto aos produtores.

Reportagem: Roberto Monteiro