Expotécnica.com aborda inovações na Integração Lavoura, Pecuária e Florestas na região do Arenito Caiuá 29/09/2020 - 13:03

A integração lavoura, pecuária e florestas desempenha papel importante nas diferentes possibilidades do agronegócio. No noroeste do Paraná, este tipo de atividade alavanca o crescimento econômico regional. Nesta região e em uma parte do norte paranaense, em 107 municípios, encontra-se a formação de solos do Arenito Caiuá, que exige um cuidado especial. É aí que entra a integração.

O Noroeste, que registra as médias de temperaturas mais quentes do Estado, tem um verão muito quente, que geralmente apresenta irregularidade no regime de chuvas, e tem um inverno seco. Os solos, apesar de profundos, são extremamente arenosos, com baixos teores de matéria orgânica e com baixa capacidade de retenção de água. Isto exige constantes investimentos que permitam o uso para qualquer atividade agropecuária.

Muitos produtores, com dúvidas de como produzir nesta região, procuram o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná  - Iapar-Emater (IDR-Paraná) para auxiliar no uso de técnicas. O IDR-Paraná tem profissionais da pesquisa e da extensão com conhecimento para compartilhar e difundir as tecnologias deste tipo de uso de solo.

O extensionista do IDR-Paraná, engenheiro agrônomo Celso D. Seratto, explica que a integração lavoura, pecuária, floresta exige aproveitar e adaptar as tecnologias existentes nesse momento, para aproveitar as oportunidades que os mercados do agronegócio estão oferecendo e, assim incorporar novas áreas num processo produtivo mais intensivo em capital e conhecimento.

“Muitos produtores procuram oportunidades no solo do Arenito Cauiá. Eles decidem alternar sistemas de produção: onde há pasto para o gado, também passa a ter lavouras. Neste processo, é necessário haver planejamento prévio e investir em manejo do solo para ele se tornar produtivo independentemente do seu uso. O uso destas técnicas permitirá mais produção do que antes”, comenta o engenheiro agrônomo Antônio José Coelho de Castro, também do IDR-Paraná.

Estas diferentes alternativas alavancam o desenvolvimento da região e incrementam a renda dos produtores rurais, além de trazerem sustentabilidade com a melhora na conservação do solo. O Instituto trabalha com grupo de produtores e tem unidades de referências, que demonstram os bons resultados da tecnologia e da prática de integração, além de demonstrá-las em dias de campo.

Com a impossibilidade de levar presencialmente estes bons exemplos aos produtores e profissionais do meio rural, o IDR-Paraná promove o segundo episódio da Expotécnica.com. É o evento digital “Desafios da Integração Lavoura, Pecuária e Floresta no Arenito Caiuá”, em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Cocamar e outros parceiros apoiadores. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Expotécnica, no dia 1º de outubro, próxima quinta-feira , das 09h às 11h (link diretohttps://www.youtube.com/watch?v=M1GkuHtSxE8).

O evento Expotécnica.com mostra opções tecnológicas para os produtores rurais da região Noroeste do Paraná. Contará com a presença de Sérgio José Alves, pesquisador do IDR-Paraná; João Batista Barbi, zootecnista do IDR-Paraná; Alvadi Antônio Balbinot Junior, pesquisador da Embrapa-Soja; Cesar Augusto Feltrin Gesualdo, engenheiro agrônomo da Cocamar; e José Antônio Borghi, produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Maringá.

O objetivo será a promoção da difusão de conhecimento e tecnologias para adoção dos sistemas de produção com Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, e apresentar à sociedade os resultados do trabalho desenvolvidos pelos órgãos oficiais e parceiros.

Contornando as limitações impostas pela Pandemia em 2020
O novo formato está sendo feito no formato online por conta das limitações de ordem sanitária. A Expotécnica é realizada há 27 anos na propriedade de Cláudio Vicente D'Agostini, em Sabáudia. O produtor lamenta que neste ano o Sítio São José não esteja aberto para a visitação, mas espera que em 2021 a Expotécnica volte com mais força.