Feirantes de Barbosa Ferraz recebem equipamentos do projeto Coopera Paraná 13/04/2021 - 16:22

Produtores que participam da Associação dos Feirantes de Barbosa Ferraz (AFEIBARF) estão recebendo nesta semana alguns equipamentos de um projeto executado pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-IAPAR-EMATER), com o apoio da Prefeitura e Secretaria Municipal de Agricultura, junto ao projeto Coopera Paraná, da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento. Foram entregues duas semeadeiras manuais de hortaliças, dois micro tratores com kits para fazer canteiros, além de vinte jogos de mesa e cadeiras de plástico.

O agricultor Edson Lopes recebeu um microtrator e o kit para fazer os canteiros de hortaliças. Segundo ele, os equipamentos vão aumentar o rendimento do trabalho na propriedade onde ele produz folhosas  e outras hortaliças. "Fica mais fácil fazer  o manejo do solo, diminui 80% do serviço bruto. No meu caso, toda a incorporação do esterco era feita manualmente ou com o auxílio de um moto cultivador pequeno que não alcançava grande profundidade. Era preciso fazer muita força para pouco resultado prático. Mas agora, com o microtrator, será descanso até para a velha enxada”, comemorou o produtor.

O extensionista Marcelo Agenciano, do IDR-Paraná de Barbosa Ferraz, destacou o impacto da chegada desses equipamentos na vida dos produtores. "Como são itens que contemplam toda a cadeia produtiva da feira como semeadeiras e balanças, o projeto vai refletir diretamente no dia a dia dos agricultores. Eles vão ganhar agilidade na produção no campo”. Na lista de itens que devem chegar aos produtores, até agosto deste ano, constam ainda caixas térmicas, caixas plásticas agrícolas, bebedouros, expositor de frios, climatizadores, ventiladores e umidificadores.

A feira acontece no segundo sábado de cada mês na avenida principal da comunidade de Ourilândia e às terças e sextas na sede do município. Tão logo a situação sanitária volte ao normal os produtores pretendem realizar a feira de forma itinerante, já que o projeto também contemplou o grupo com barracas. A iniciativa de adquirir esses equipamentos tem como objetivo fortalecer a produção e comercialização da agricultura familiar no município. Marcelo Agenciano destacou que os agricultores de Barbosa Ferraz conseguiram os equipamentos porque estavam organizados e com a documentação em dia. "O IDR-Paraná, a Secretaria Municipal de Agricultura e os demais parceiros apenas canalizaram a energia dos integrantes da Associação para o projeto que viabilizou a compra dos equipamentos", observou o extensionista. Lideranças e produtores interessados, em buscar esses benefícios devem procurar os extensionistas nos escritórios do IDR-Paraná em todo o estado.