IDR-Paraná capacita lideranças de cooperativas da agricultura familiar para realizar assembleias gerais ordinárias digitais 09/03/2021 - 11:36

A chegada da pandemia da Covid-19 ao Brasil, em março do ano passado, impossibilitou a realização de assembleias gerais ordinárias presenciais nas cooperativas. Legalmente as assembleias devem ser realizadas anualmente, até 90 dias após o encerramento do período social. Para possibilitar que as cooperativas possam cumprir as exigências legais, a equipe técnica do Núcleo de Organização e Mercado do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater) desenvolveu uma capacitação, via web, sobre “Como realizar Assembleia Geral Ordinária (AGO) de forma digital”.  Desta forma as lideranças recebem orientações sobre como proceder de forma segura frente à situação pandêmica. 

O IDR-Paraná promoveu, no último dia 4, uma nova capacitação nos mesmos moldes. Ao todo 150 dirigentes, gestores e colaboradores de cooperativas participaram do treinamento que também contou com a colaboração de técnicos de outras instituições que prestam serviços de assistência técnica e extensão rural. Também integraram esta capacitação alguns representantes de instituições parceiras no Programa Coopera Paraná e do SEAGRI (Sistema Estadual de Agricultura).

Foram apresentados diversos temas como os cuidados necessários com a prevenção da COVID-19, aspectos legais da realização das assembleias, etapas e ferramentas para a realização das assembleias. Os participantes puderam acompanhar o passo a passo de todo o processo e esclareceram suas dúvidas sobre o assunto.  Outro tema abordado na capacitação foi o funcionamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com o qual é possível que todo participante tenha acesso às apresentações, materiais técnicos sobre o tema e possa interagir com a equipe técnica via fórum a qualquer momento.  Até o momento 93 participantes aderiram ao AVA.

De acordo com os organizadores da capacitação, mesmo havendo dificuldades naturais para uma maior inclusão digital no meio rural, há espaço para avançar na prestação de um serviço de assistência técnica e extensão rural digital.