IDR-Paraná e Senar firmam parceria para capacitar técnicos e produtores 11/11/2020 - 16:46

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Paraná (Senar) assinaram um termo de cooperação técnica nesta terça-feira, 11 de novembro, em Curitiba. O objetivo é integrar esforços e ações voltados ao desenvolvimento rural sustentável do estado. A parceria tem vigência até 2023 e vai contemplar a capacitação de técnicos e produtores em oito programas do agronegócio. Inicialmente, as atividades ficarão concentradas no ramo de energias renováveis, boas práticas de produção de grãos, agroecologia e integração institucional.

Natalino Avance de Souza, diretor presidente do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater) conta que, historicamente, o Instituto e o Senar trabalham juntos há alguns anos. No entanto, ele destaca a importância deste termo. “Essa cooperação simboliza um momento histórico para a agricultura do Estado porque junta as competências de capacitação dos agricultores e a agilidade do Senar com a expertise da pesquisa, extensão rural e assistência técnica do IDR-Paraná”, observou Souza.

Para ele, trata-se de uma possibilidade de melhorar a contribuição dessas instituições para a competitividade da agricultura das propriedades paranaenses, gerando mais qualidade de vida, renda e sustentabilidade. “Nós vamos ter a oportunidade de trabalhar, programar, pensar e executar juntos. Estamos otimistas que esse modelo que o Paraná coloca em prática seja altamente exitoso e um exemplo para o país. Isso só é possível graças à visão do presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, que também é presidente do Conselho Administrativo do Senar Paraná,  e do governo do estado de permitirem que essas instituições se juntem para o bem do agricultor do Paraná”, destacou o diretor-presidente do IDR-Paraná.

O presidente da Faep e do conselho administrativo do Senar Paraná relembra que essa parceria já é consolidada. “Nós temos uma parceria há quase 30 anos, mas podemos melhorar ainda mais os trabalhos no agronegócio. O objetivo é nós procurarmos agilizar e melhorar aquilo que nós podemos para que o nosso produtor e a nossa sociedade tenham geração de renda, fazendo com que haja riqueza circulando no Estado. O agronegócio é responsável por 34% do PIB do Estado. Para isto continuar forte e melhorar, nós vamos ajustar, nesta cooperação, para o IDR fazer assistência técnica e para o Senar a capacitação destes profissionais. Isto será positivo para toda classe social, trabalhadores e pequenos produtores”, reforça Ágide Meneguette.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, reforçou, durante o evento, a importância de se desenvolver o meio rural de maneira sustentável: “Esta é uma parceria importante entre uma visão privada e uma visão pública. É uma oportunidade interessante de usar racionalmente os recursos do Senar para capacitação do corpo técnico do IDR, preparando esse time para chegar com mais convicção e mais consistência no produtor rural. A gente tem um termo de cooperação que prevê a atividade em oito grandes frentes e que entende a realidade e pode elevar o nível de resultados, satisfação e sustentabilidade no meio rural”.

O diretor-presidente do IDR acrescentou que esta parceria está sendo construída por meio de bases concretas de formas de atuação, possibilitando que os agricultores assistidos pela Extensão Rural tenham a oportunidade de contar com um processo sistematizado de capacitação, proporcionado pelos técnicos do Senar. “Busca-se com isso um produto qualificado para a agricultura do Paraná”, disse. A partir de agora as ações que geraram bons resultados poderão ser sistematizadas e levadas a mais agricultores. “Um exemplo é a propriedade do agricultor assistido pelo IDR-Paraná que foi o campeão nacional de produtividade da soja, fruto de uma ação integrada do Instituto e Senar, principalmente em termos de manejo do solo, MIP/MID (Manejo Integrado de Pragas e de Doenças) que permite que uma propriedade tenha alta produtividade e menor custo de produção. É justamente este modelo de atuação que será reproduzido e levado a outros agricultores do estado”, concluiu.

Para Herlon Goelzer de Almeida, engenheiro agrônomo do IDR e coordenador do Programa Paraná Energias Renováveis, esse termo consolida a parceria que já vinha sendo desenvolvida no programa de Energias Renováveis da Secretaria. Ele afirmou que o apoio do Senar já ajudou a capacitar 95 pessoas na área de biogás, com conteúdos da Embrapa Suínos e Aves e do Centro Internacional de Energias Renováveis com ênfase em Biogás (Cibiogas): “Estamos também iniciando a formação na área de energia solar fotovoltaica de 105 pessoas (do IDR-Paraná e Senar). Na área de biogás, 154 pessoas (do Senar, Instituto Água e Terra e IDR-Paraná) vão iniciar cursos de capacitação ainda este ano e em janeiro mais duas turmas serão formadas”, informou Almeida. 

Edivan Possamai, coordenador estadual do Projeto Grãos do IDR-Paraná, lembra que o termo assinado nesta terça-feira consolida a parceria que já existe e incentiva a adoção das boas práticas pelos agricultores. “Vamos conseguir avançar e aumentar o número de produtores que adotam essas boas práticas, ampliando o processo de divulgação desse trabalho no Paraná”, afirmou.

O gerente de Comunicação Técnica e Transferência de Tecnologia do IDR-Paraná, Belmiro Ruiz, acredita que a assinatura desse termo vai tornar possível uma programação mais efetiva, propiciando a união de forças de forma institucional. “Com certeza o produtor rural será o grande beneficiado”, acrescentou.

O gerente de Agroecolodia do IDR-Paraná, Márcio Miranda, afirmou que a parceria do Senar com o IDR-Paraná terá como um dos focos a produção sustentável de hortaliças, na transição agroecológica para a produção orgânica. “Para o avanço desta produção é fundamental a capacitação de agricultores e técnicos da assistência técnica que esta cooperação vai propiciar. De outro lado, a cooperação também contemplará ações de promoção social e cidadania e o estímulo e orientação para a produção de alimentos em bases agroecológicas para o autoconsumo nas propriedades familiares", concluiu Miranda.

O Senar e o IDR-Paraná trabalham juntos nos programas Bovinocultura de Leite; Grãos (Soja, Milho e Feijão); Agroindústria; Promoção Social e Cidadania; Fruticultura (Vitinicultura); Bovinocultura de Corte; Olericultura Orgânica e Energia Renovável.

Repórter: Roberto Monteiro