IDR-Paraná poderá sediar porto seco em Santo Antônio do Sudoeste 31/08/2021 - 14:23

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater (IDR-Paraná) participa das movimentações em torno da proposta de implantação de um porto seco no município de Santo Antônio do Sudoeste, utilizando para isso um imóvel de sua propriedade localizado à margem da BR 163.

A área, que pertencia à antiga Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), fica a cerca de 500 metros da fronteira com a Argentina, tem 60 mil metros quadrados e conta com silos, balança, galpões e espaço para atividades administrativas.

Porto seco é uma alfândega situada em local distante dos principais portos e aeroportos, mas a eles conectados por rodovias e ferrovias. Também chamada de Estação Aduaneira do Interior (EADI), é um órgão do Governo Federal responsável pelo controle da entrada e saída de mercadorias para outros países.

“Temos experiência na área, já administramos o Porto Seco de Foz do Iguaçu por mais de dez anos e, desde 2001, o de Cascavel”, aponta Francisco Carlos Alves, gerente de engenharia e logísticas do IDR-Paraná.

A instalação de um porto seco é uma reinvindicação antiga no Sudoeste paranaense. Segundo as lideranças locais, além de desafogar os terminais já existentes em Foz do Iguaçu — maior da América Latina — e Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, uma nova estrutura beneficiaria toda a Região Sul e Centro-Oeste do Brasil, particularmente nas atividades comerciais com o Paraguai e a Argentina.

Além da prefeitura de Santo Antônio do Sudoeste, as tratativas para implantação do novo porto seco envolvem o governo do Paraná, Ministério das Relações Exteriores e Receita Federal.

“Um porto seco contribuirá consideravelmente para o desenvolvimento regional. Acreditamos que no próximo ano já tenhamos novidades com relação a isso”, aponta Alves.