IDR-Paraná realiza torneio de silagem de milho para incentivar produtividade e qualidade  06/11/2020 - 16:52

Pelo segundo ano consecutivo o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) promove um torneio de silagem de milho em Palmas.  As amostras de silagem feitas por 103 produtores já foram recolhidas e estão em análise. O resultado será conhecido no próximo dia 20.  Em decorrência da pandemia, neste ano a premiação dos dez primeiros colocados será feita num evento restrito aos premiados, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IDR-Paraná. O torneio é uma forma de avaliar a silagem que vem sendo produzida no município, bem como de melhorar a oferta desse alimento para o gado nos próximos anos.

Participam do concurso pequenos, médios e grandes criadores de gado de leite e de corte da região de Pato Branco. De acordo com o extensionista Lucas Fernando Oliveira dos Santos, do IDR-Paraná de Palmas, a partir dos resultados das análises será possível orientar os criadores para que se consiga uma silagem de mais qualidade. Serão avaliados vários aspectos do alimento, como o teor de matéria seca, de amido, proteína, tamanho das partículas e digestibilidade.

Lucas lembra que normalmente os problemas com a silagem acontecem porque às vezes o produtor não adota o procedimento correto. Os erros mais comuns são a falta de um dimensionamento adequado do silo ou a retirada de alimento além do necessário, o que provoca a perda de parte do material. Além disso, o extensionista afirma que é preciso que o criador verifique a qualidade nutritiva da silagem e use essa informação como uma ferramenta de balanceamento da dieta dos animais. "Tem silagem com 29% de amido, outras com um porcentual de 42%. Sabendo disso é possível dosar melhor a ração, economizar e acertar na dieta do animal", ressalta o técnico agrícola.

As silagens dos produtores passarão por análises química e física. Gustavo Zamarchi, do IDR-Paraná de Mariópolis, informa que na região o criador que faz um trabalho mais intensivo de nutrição do rebanho procura conhecer a qualidade da silagem, o que não acontece com os pequenos agricultores. "Muitos produtores pensam que as silagens são todas parecidas. Com o torneio eles passaram a conhecer mais detalhes. A análise torna mais fácil verificar a qualidade e corrigir os problemas da silagem", ressalta. O zootecnista do IDR acrescenta que alguns fatores são importantes, como o uso de máquinas bem reguladas para o corte da silagem e o grau de umidade da forrageira.

Segundo ele, é importante o produtor agir sobre esses aspectos. "Depois que a silagem está no silo, não há mais o que fazer para melhorar", salienta. Ele explica que as fibras, por exemplo, são importantes para estimular a ruminação dos animais e ajudam na conservação da silagem. Mas se a silagem ficar muito grossa o bovino vai rejeitar o alimento no cocho.  Segundo ele, conhecendo a qualidade da silagem, o produtor pode fazer ajustes na dieta para que os animais exponham todo seu potencial produtivo, sem desperdício de alimento. 

Rosane Dalpiva Bragatto, gerente do IDR-Paraná da região de Pato Branco, disse que a silagem é muito importante especialmente para a bovinocultura de leite e que os produtores precisam saber como fazer um produto de qualidade para não perder trabalho, nem recursos. "Perde-se dinheiro quando se guarda um produto sem qualidade", destaca. Ela acrescenta que os produtores vinham fazendo a silagem da melhor forma possível, mas o torneio do ano passado mostrou que o alimento não tinha a qualidade que eles esperavam. Isso serviu como um estímulo para que mais criadores participassem da competição neste ano, já que a silagem, junto com a ração, tem um grande peso nos custos da bovinocultura de leite. "O torneio é também uma forma de chamar a atenção para a qualidade do trabalho que podemos prestar ao produtor, tanto na obtenção de um alimento de mais qualidade, como também da própria gestão da propriedade", conclui Rosane.

Os dez melhores colocados do Segundo Torneio de Silagem de Palmas serão conhecidos no dia 20, a partir das 9h30, no Centro Cultural Dom Agostinho. A transmissão será feita ao vivo pelo canal do Youtube do IDR-Paraná. O link para acesso direto é https://www.youtube.com/watch?v=X3aE6mY8GmY

Reportagem: Roberto Junior Monteiro