Instalação do Conselho Consultivo Estadual do IDR-Paraná 20/10/2021 - 17:01

Integração. Esta foi a palavra mais usada durante os discursos da reunião de instalação do Conselho Consultivo Estadual desta quarta-feira. Previsto na lei de criação do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) o conselho tem o intuito de integrar e aproximar a sociedade e o Instituto para definir as estratégias e fazer com que os serviços do IDR-Paraná alcancem o público que precisa e da maneira mais eficiente. De acordo com o presidente do Instituto, Natalino Avance de Souza, a instalação deste conselho é um grande passo para cumprir com o compromisso assumido na criação do Instituto “Precisamos saber em que setor devemos investir e essa articulação com a sociedade é uma forma de sabermos as demandas e assim melhorarmos as nossas entregas", afirma Natalino

Durante a reunião foi realizada, também, a posse dos membros do conselho. O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara foi quem empossou oficialmente e reforçou a relevância do conselho para o desenvolvimento rural do Paraná. “Sempre sonhamos em ter pessoas que possam estar no dia a dia olhando o que tem de inovação e analisando o que precisa melhorar. Afinal, não podemos errar na pesquisa porque, lá no final, pode ser dinheiro jogado fora”, afirmou o secretário. Mas, antes mesmo da criação do Conselho Consultivo Estadual, já havia essa articulação em cada mesorregião do estado com um Conselho Consultivo Mesorregional para debater as prioridades do local.

O Conselho Consultivo Mesorregional é formado por um conjunto de pessoas e instituições que participam do processo de inovação, desde a geração do conhecimento até a sua cadeia final. Fazem parte deste conselho, além do IDR-Paraná e Secretaria Estadual de Agricultura, Sindicatos Rurais Patronais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, instituições de crédito, Universidades Estaduais e Privadas, e a Embrapa.

O mote do Conselho é discursar sobre as sugestões, ideias e analises da população para um melhor entendimento do que a sociedade quer e necessita. Mostrar o que o IDR-Paraná faz e permitir uma avaliação crítica para validar o que já é feito e atender melhor as reais prioridades. Tem como base as 07 Mesorregiões, distribuídas em 22 regiões no Paraná. Cada Mesorregião contribui com suas caracterizações que são representadas por seus aspectos físicos e demográficos, climas, solos, pelo desenvolvimento rural, econômico e evolutivo. As 07 Mesorregiões estão divididas com as seguintes nomenclaturas: Mesorregional Metropolitana e Litoral, Centro, Centro Sul, Norte, Noroeste, Oeste e Sudoeste.

Nos Conselhos Consultivos Mesorregionais, através de uma metodologia de identificação e componentes do sistema de Inovação da Agricultura, foi criada uma planilha durante o processo que colaborou na formação da caracterização de cada Mesorregião.

Cada Conselho Mesorregional criou sua dinâmica de interação, bem como as posturas assumidas pelos coordenadores. Então foi criada uma agenda das mesorregiões, com reuniões ordinárias previstas pelo regimento durante o ano, com todo o apanhado e conteúdo de ações que o Instituto desenvolve dentro dos seus respectivos programas.

Os temas prioritários, levantados nas mesorregiões, serão apresentados no Conselho Consultivo Estadual, sendo eles: Agroecologia, Agroindústria, Caprinos e Ovinos, Crédito Rural, Cultivos Florestais, Energias Renováveis, Fruticultura, Grãos Sustentáveis e Cerais de Inverno, Grãos Sustentáveis Soja e Milho, Pecuária de Leite, Organização Rural e Mercados, Pecuária de Corte, Sistemas de Integração, Promoção Social e Cidadania, Recursos Naturais e Sustentabilidade, Sericulturas, Olericultura, Raízes e Tubérculos, Turismo Rural e Bioinsumos.

Compete ao Conselho Consultivo Estadual a análise e avaliação da execução de políticas públicas de pesquisas agropecuárias, projetos de desenvolvimento rural, projetos de inovação tecnológica, sugestão de redirecionamento na execução de programas e projetos, avaliação dos programas de pesquisa, assistência técnica, extensão e de fomento focadas no desenvolvimento rural do estado, assessorado pelos Conselhos Consultivos Mesorregionais.

Reportagem: Maria Helena Marçal