Integração Lavoura Pecuária aumenta produtividade e sustentabilidade 15/12/2020 - 10:31

A integração de lavouras e pecuária vem se consolidando como uma opção para recuperar e renovar áreas de pastagens degradadas. Na região do Arenito Caiuá, algumas propriedades que adotaram o sistema conseguiram aumentar em 55% a produção de carne por hectare e as lavouras de soja também se apresentaram mais produtivas.

Há três anos os extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) acompanham uma Unidade de Referência de Integração Lavoura Pecuária (ILP) no município de Moreira Sales. A propriedade pertence a Lairton Berti Garcia, tem 73,81 hectares, dos quais 60% são dedicados ao sistema de cria de animais e o restante é destinado ao plantio de soja. O produtor faz o planejamento forrageiro da propriedade, de modo que algumas áreas são ocupadas apenas com capim Braquiária e outras com Braquiária em consórcio com o milho, o que garante que não falte alimento para o gado, nem mesmo durante o inverno.

De acordo com Fernando Alves, zootecnista do IDR-Paraná de Moreira Sales, após a adoção do sistema ILP, a produção de carne por hectare passou de 9 arrobas na safra 18/19 para 14 arrobas na safra 19/20, com um aumento de 55%. "Isto se deve ao ganho de peso diário por animal, que passou de 116 gramas para 200 gramas por animal/dia ", destacou Alves.

Ganhos ambientais

Além disso, a produtividade da soja ficou em 3.600kg/ha, contra 3.420 kg/ha na safra anterior, com um ganho de 5%. Esse resultado se deve à implantação da cultura da soja sobre a palhada da Braquiária, propiciando melhores condições de desenvolvimento para as plantas. "Nesta safra 2020/2021, a expectativa é boa, mesmo sob condições de estiagem, uma vez que o solo coberto manteve temperaturas mais amenas nas horas mais quentes do dia, reduziu o efeito dos ventos no processo de evaporação e conseguiu armazenar melhor a umidade", explicou Alves. A Unidade de Referência de Lairton Garcia vem sendo utilizada no município e na região para divulgar a tecnologia ILP junto aos produtores, mostrando a melhor forma de usar solos arenosos.

De acordo com os estudos já realizados, a lavoura fornece nutrientes e recupera a produtividade do solo. A pecuária recupera os solos pela melhora da estrutura e reciclagem de nutrientes, aumentando a quantidade de matéria orgânica, melhora o armazenamento de água no solo e possibilita melhor cobertura dos solos para o plantio direto. Os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) informam que a integração lavoura pecuária aumenta a produção de grãos e carne, fertiliza e conserva os solos, recupera áreas degradadas, gerando maior estabilidade e sustentabilidade econômica. Além da conservação dos solos, a integração diminui a contaminação de águas de rios, açudes e lagos e assegura o uso racional e sustentável das áreas agrícolas e de pastagens. O sistema ILP acaba por diminuir a pressão de desmatamento sobre novas áreas, reduzindo os problemas ambientais originados pelas queimadas e pela erosão.

Reportagem: Roberto Junior Monteiro