Manual traz metodologia para irrigação de pastagens no Arenito 07/10/2020 - 16:33

Já está à disposição do setor produtivo o manual técnico Manejo de Água no Solo para Irrigação de Pastagens na Região Noroeste do Paraná, publicado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná).

Destinada a profissionais da extensão rural e assistência técnica que se dedicam ao aconselhamento técnico em propriedades leiteiras, a publicação apresenta o “passo a passo” para o manejo de sistemas de irrigação, com tensiômetro, em pastagens no arenito paranaense.

Bastante didática, uma explicação detalhada sobre a preparação e instalação de tensiômetros e tabelas com cálculos mínimos e simplificados são os pontos altos da publicação.

A obra consolida resultados obtidos em experimentos realizados entre 2016 e 2019 com o objetivo de estimar o conteúdo de água disponível (CAD) em solos de áreas irrigadas. O desconhecimento desse parâmetro técnico era a principal limitação técnica para a irrigação de pastagens na região, pois é nele que são baseadas decisões sobre quando começar a irrigar e quanto de água aplicar.

A autoria do manual técnico é dos pesquisadores Celso Helbel Junior e Jonez Fidalski, juntamente com o extensionista Edson Luiz Diogo de Almeida, todos do IDR-Paraná. Versão PDF da publicação pode ser baixada aqui