Polo de Santa Tereza do IDR-Paraná estrutura pesquisas em agroecologia  28/10/2020 - 09:20

Pesquisadores e extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná) estão promovendo uma série de reuniões internas com o objetivo de estruturar as ações de pesquisa em agroecologia no Polo de Pesquisa de Santa Tereza do Oeste.

“Num primeiro momento, serão destinados 4 ha exclusivamente para ensaios em agroecologia”, afirma João Passini, coordenador da unidade. No total, a fazenda experimental de Santa Tereza conta com aproximadamente 60 hectares para atividades de pesquisa.

O enfoque será prioritariamente investigações sobre manejo do solo e plantio direto de hortaliças. Também serão desenvolvidos estudos para viabilizar a produção de frutas orgânicas, particularmente uvas rústicas, amora e mirtilo.

Passini conta que os trabalhos no terreno terão início imediatamente. A área ainda é explorada com cultivos convencionais e a transição para o sistema orgânico demanda pelo menos um ano. 

Em paralelo aos ensaios na estação experimental, a equipe avalia ainda a possibilidade de integrar agricultores ao projeto e também implantar unidades de validação em propriedades da região. 

Rede 
O IDR-Paraná já desenvolve pesquisas em agroecologia nas estações experimentais de Pinhais e Lapa, que contam inclusive com certificação de produção orgânica. 

A diretoria de pesquisa e inovação ainda prevê a implantação de áreas exclusivamente dedicadas à pesquisa em agroecologia nas estações experimentais de Cambará, Guarapuava, Irati, Londrina, Paranavaí e Pato Branco, além de Santa Tereza do Oeste.

Agroecologia
A agroecologia é uma das diretrizes básicas do IDR-Paraná em atenção à demanda da sociedade paranaense por alimentos seguros. O Paraná está entre os estados com maior produção orgânica e tem trabalhado para atender as exigências do mercado e da alimentação escolar pública, que deve ser 100% orgânica. A expansão depende, em grande parte, da ação da pesquisa em interação com a extensão e de um trabalho com os agricultores na busca de soluções tecnológicas.

Esta iniciativa na região oeste se insere num conjunto de ações de pesquisa e extensão que o IDR-Paraná está conduzindo em todo o estado.

Reportagem: Edmilson Gonçales Liberal