Programa fortalece a caprinocultura paranaense 17/08/2020 - 17:15

As dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavirus não foram empecilho para a entrega anual de caprinos a produtores da região de Pato Branco. O Polo de Pesquisa e Inovação do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater) fez a entrega de 80 animais durante o mês de julho.        

Para evitar aglomerações, as solicitações de animais foram organizadas por município ou região e as entregas foram feitas em grupos com menos de quinze pessoas. O trabalho foi organizado pelo Polo de Pesquisa e Inovação de Pato Branco, Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), secretarias municipais de Agricultura, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e extensionistas do IDR-Paraná. Foram priorizadas as organizações de produtores e as regiões que solicitaram mais animais. O município de Virmond foi o que mais recebeu animais (24), seguido de Capitão Leonidas Marques (16), Marmeleiro (11), Mangueirinha/Vitonino/Mariópolis/Pato Branco (11), Prudentópolis (10), Roncador/Mato Rico/Pitanga (8).

O Programa de Apoio à Estruturação das Cadeias Produtivas de Ovinos e Caprinos do Paraná é realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e o IDR-Paraná desde 2006. Neste período já foram entregues mais de 1.800 animais das raças boer e anglo-nubiano para os produtores e associações do estado. O objetivo é fazer o melhoramento genético dos rebanhos, buscando animais mais especializados para a produção de carne. Os produtores também são orientados sobre nutrição, sanidade e genética do rebanho. O programa já conseguiu reconhecimento internacional e integra a plataforma de Boas Práticas de Manejo e Desenvolvimento Sustentável da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). Mais detalhes no link http://www.boaspraticas.org.br/index.php/pt/areas-tematicas/alimentacao/378-centro-de-multiplicacao-de-genetica-caprina