Pronaf Habitação realiza sonho da casa nova 22/03/2021 - 11:18

Uma casa nova é motivo de alegria para a família Vissoto, de Araruna. São 220 metros quadrados, construídos em alvenaria, que não lembram, nem de longe, a antiga casa mista onde viveram por trinta anos. O sonho de ter uma nova casa se concretizou quando o casal soube que o Pronaf Mais Alimentos tinha uma linha de crédito destinada à reforma ou construção de moradias. Com a orientação dos extensionistas do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater) o projeto foi elaborado e depois de um ano a casa foi concluída.

Há algum tempo a família Vissoto já pensava em melhorar suas condições de moradia. No entanto, nunca sobrava tempo ou dinheiro para começar a obra. O casal Ari e Marinete Vissoto, com o filho Pedro, vive na comunidade Santa Terezinha onde mantém uma agroindústria familiar, a Alimentos PAAM. Eles produzem pães, bolachas, macarrão, tomate seco e outros produtos que são entregues nas escolas municipais e estaduais da região, no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), além de participar da feira do município. 

A família começou o trabalho com a agroindústria em 2005 e desde então vem aumentado a variedade de produtos comercializados, conquistando cada vez mais os consumidores. Como a agroindústria sempre foi a prioridade da família, todo recurso era aplicado em benfeitorias nas instalações para garantir a qualidade da produção. Com isso, a construção de uma casa nova ia ficando em segundo plano. 

A oportunidade de realizar o antigo sonho surgiu quando o casal foi informado pelo extensionista do IDR-Paraná que o programa Pronaf Mais Alimentos mantinha uma linha de crédito para investir em moradias. Ari solicitou ao extensionista Darwin Caleff Ramos a elaboração de um projeto de investimento, via agência local do Banco do Brasil. O produtor conseguiu um crédito de R$ 50.000, com juros de 4% ao ano e um prazo de sete anos para pagar o financiamento. Para complementar a obra, o casal usou recursos próprios. O banco liberou os recursos em fevereiro do ano passado e a casa ficou pronta neste mês. 

Para a família, a ajuda oficial veio em boa hora. “Sem os recursos do Pronaf seria difícil iniciar a obra. O programa poderia ter um teto maior, pois os materiais subiram bastante. Mesmo assim valeu a pena", observou Ari . 

Os recursos do Pronaf para a construção ou reforma de moradias estão à disposição de qualquer interessado. Para obter o financiamento, o produtor deve ter a  DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), o alvará junto à Prefeitura, a matrícula do imóvel, um orçamento da obra, CAR (Cadastro Ambiental Rural) e uma planta baixa da construção com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).  Interessados podem obter mais informações nos escritórios do IDR-Paraná.