Resultado de torneio evidencia a importância do cuidado durante ensilagem 24/11/2020 - 18:34

Na última sexta-feira (20) foram conhecidos os vencedores do Segundo Torneio de Silagem de Palmas, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná). A competição foi uma estratégia usada pelos extensionistas para avaliar a silagem que vem sendo produzida na região de Pato Branco e também para orientar os produtores interessados em melhorar a oferta desse alimento para o gado nos próximos anos.

Os cinco primeiros colocados foram: Francisco Hamada e Pedro Panho, ambos de Palmas; Vanderson Pizzolato, de Saudade do Iguaçu, Savio Melo e João Denardim, de Mangueirinha. A classificação dos 10 primeiros colocados, os detalhes de cada silagem avaliada e suas notas podem ser conhecidos AQUI

Neste ano 105 produtores, de quinze municípios da região de Pato Branco, participaram da competição. As amostras foram submetidas a análise para atestar sua qualidade, o que também serviu para que os extensionistas pudessem avaliar como a ensilagem vem sendo feita na região. De acordo com a equipe do IDR-Paraná de Palmas que acompanhou a avaliação, foi possível observar que uma, em cada quatro silagens avaliadas no torneio, foi ensilada antes do ponto correto. Houve uma grande variação na composição das silagens e as análises mostraram que uma, em cada três silagens, teve um processamento inadequado dos grãos. Os extensionistas também verificaram que muitas silagens apresentaram ótima qualidade e, na média, as máquinas automotrizes tiveram melhor padrão de corte e processamento dos grãos.

Independentemente do tipo de máquina, a orientação dos profissionais do IDR-Paraná é que o produtor dedique especial atenção a todo o processo de ensilagem para obter um produto com a qualidade esperada. 

O torneio avaliou aspectos como o teor de matéria seca, de amido, proteína, tamanho das partículas e digestibilidade da silagem. Os extensionistas esperam que, conhecendo a qualidade do alimento, essa informação seja usada como uma ferramenta de balanceamento da dieta dos animais. Sabendo, por exemplo, o teor de amido da silagem, é possível dosar melhor a ração, economizar e acertar na dieta do animal. O resultado do torneio mostrou que máquinas bem reguladas para o corte da silagem contribuíram para a qualidade final do alimento.

O evento foi transmitido ao vivo no canal do YouTube do IDR-Paraná, e a gravação está disponível em  https://youtu.be/UrDWylq5Ckw , onde é possível assistir a premiação e as palestras durante o evento.

Reportagem: Roberto Junior Monteiro