Alerta Geada - Maçã
PALMAS E REGIÃO - Nas próximas 24 horas NÃO há condições atmosféricas para formação de geada.
LAPA E REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - Nas próximas 24 horas NÃO há condições atmosféricas para formação de geada.
O ALERTA GEADA MAÇÃ é um serviço gratuito prestado pelo IDR-Paraná e SIMEPAR. O objetivo é informar com de 48 e 24 horas antecedência, os riscos de ocorrência de geada na Região Sul do Paraná, principal produtora de maçã e frutíferas temperadas do Estado. Com o SERVIÇO DO ALERTA GEADA, os fruticultores têm as informações necessárias para executarem os procedimentos de proteção dos pomares, evitando danos e prejuízos provocados pela geada. O Serviço será disponibilizado no período de maio a setembro no site do IDR-Paraná, através de boletins diários.
Caso haja previsão de geada, sugere-se como medidas de proteção os métodos de aquecimento do ambiente ou uso de aspersão de água sobre as plantas. Para informações sobre os métodos, recomenda-se o livro “Defesa contra geadas na fruticultura” de autoria de Valério Pietro Mondin, Editora Êxito.
De um modo geral, nas principais frutas de clima temperado, o congelamento e morte dos órgãos frutíferos iniciam nas seguintes fases e temperaturas:
- Gemas inchadas, sem pétalas aparentes.............a partir de -3,3° C- Gemas inchadas e com pétalas aparentes...........a partir de -2,2° C
- Gemas abertas e em plena floração.......................a partir de -1,7° C
- Frutas recém-formadas...............................................a partir de -1,1° C
Fonte: MONDIN, V.P. Defesa contra geadas na fruticultura. Editora Êxito, 2015.
Mapas com as temperaturas mínimas do abrigo registradas nos dias em que ocorreu geada em algum ponto do Paraná.