Avaliação de pulverizadores é tema de publicação do IDR-Paraná 23/02/2021 - 13:46

 O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) entrega ao setor produtivo nesta quinta-feira (25) o Informe Técnico Inspeção de Pulverizadores de Barra no Paraná. O lançamento, com apresentação da obra, acontece a partir das 14 horas, em transmissão no canal que a instituição mantém no YouTube . Para fazer o download da publicação em pdf,  CLIQUE AQUI.

Um dos autores da obra, o extensionista Edivan Possamai destaca a importância da inspeção e correta regulagem de pulverizadores. “O uso de equipamentos mal calibrados, e muitas vezes com pontas inadequadas, pode gerar grande perda de agroquímicos, com elevação dos custos de aplicação e contaminação do ambiente”, ele alerta.

Resultados — O boletim traz resultados de inspeções realizadas pelos técnicos do IDR-Paraná na safra 2019/2020 em propriedades dedicadas ao cultivo de soja, milho e trigo.

Foram avaliados 39 pulverizadores, distribuídos em 23 municípios do Estado: Alvorada do Sul (1), Andirá (9), Bituruna (1), Centenário do Sul (1), Entre Rios do Oeste (1), Florestópolis (1), Formosa do Oeste (1), Guaíra (1), Guamiranga (1), Guapirama (1), Ibiporã (1), Iracema do Oeste (3), Ivaí (1), Jaguapitã (1), Pato Bragado (1), Pato Branco (1), Quatro Pontes (1), Rio Bom (1), Salto do Lontra (6), São José das Palmeiras (1), Sertanópolis (2), Toledo (1) e Tupãssi (1).

Dentre as diversas inadequações observadas, Possamai destaca a o uso de apenas uma ponta de pulverização, pressão de trabalho e velocidade de aplicação em todas as pulverizações. “Encontramos esse problema em 62% dos equipamentos inspecionados”, relata o extensionista.

Em segundo lugar dentre as inadequações observadas aparece a ausência de proteção na tomada de potência do trator, verificada em 46% dos equipamentos vistoriados.

Filtros inadequados (38%), problemas no manômetro (38%), vazamentos (18%), imprecisão na leitura do nível da calda (15%), variação no espaçamento entre bicos (15%) e válvula de comando desajustada (11%) foram outras irregularidades apontadas no levantamento.

Autoria — O Informe Técnico Inspeção de Pulverizadores de Barra no Paraná tem como autores os extensionistas do IDR-Paraná Karina Aline Alves, Bernardo Faccin e Edivan José Possamai, juntamente com o pesquisador Osmar Conte, da Embrapa Soja.

Aquisição — O Informe Técnico pode ser baixado gratuitamente no endereço www.idrparana.pr.gov.br. É dirigido a técnicos, produtores e estudantes de ciências agrárias.

Serviço

Lançamento on-line do Informe Técnico Inspeção de Pulverizadores de Barra no Paraná

Data: quinta-feira, 25 de fevereiro 
Horário: 14 horas
Onde: canal do IDR-Paraná no YouTube - https://youtu.be/FRH1DpWwYTw