Café

Café
Café
Café
Café
Café

A cafeicultura paranaense é composta por aproximadamente 8 mil produtores rurais, sendo que 85% deles exploram a atividade em regime de agricultura familiar. A produção está hoje concentrada nas regiões do norte pioneiro, norte novo, centro-norte e noroeste do estado, sendo o norte pioneiro a região com maior número de unidades produtivas.

 A utilização de máquinas nas diversas etapas da produção entra como componente fundamental no processo produtivo, não só para suprir a falta de mão de obra, mas também e principalmente para aliviar o esforço físico dos agricultores e diminuir os custos de produção. Porém, a descapitalização ocasionada pelos preços baixos dos últimos anos, a pequena área média de café das propriedades e a falta de apoio têm dificultado o avanço da mecanização.

 A erradicação de áreas improdutivas, a renovação de talhões e a necessidade de adoção de tecnologia mecanizada são os principais fatores que motivaram a redução da área de café no Paraná, que conta hoje com 40.000 hectares, no entanto o café, conduzido com tecnologia, continua sendo uma ótima opção de renda para os agricultores familiares, bastando uma política pública mais favorável para continuidade das famílias no processo produtivo.

A produtividade média do estado está em constante ascensão. Atualmente está em 27 sacas beneficiadas por hectare, abaixo do ponto de equilíbrio e  abaixo do potencial produtivo.  A mão de obra está cada vez mais rara e cara, está com dificuldades de substituí-las por serem a grande maioria cafeicultores familiares descapitalizados.

 
Contextualização
 
Objetivos
 
Ações Prioritárias
 
Abrangência
 
Ações Desenvolvidas
 
Equipe do Projeto