Pecuária Moderna - Bovinocultura de Corte

Bezerros
Bezerros

 

Padrão de Carcaça
Padrão de Carcaças

 

Cruamento Industrial
Cruamento Industrial

 

Silvopastoril
Silvopastoril

 

1. Contextualização

A Pecuária de Corte Paranaense ocupa a décima primeira colocação no ranking nacional de produção de carne bovina com um rebanho aproximado de 6,3 milhões de cabeças (SEAB / DERAL 2019).  A atividade utiliza uma área de 5 milhões de hectares e envolve 56.000 produtores, sendo o quarto maior Valor Bruto da Produção Estadual. A produção atual, de 349 mil toneladas, não atende a demanda do Estado, o que oportuniza estratégias de crescimento e a expansão para a atividade.

Neste sentido é necessário investir em sistemas de produção mais intensivos e eficientes, utilizando, dentre outros, os Programas: Agricultura de Baixo Carbono (ABC), Integração Lavoura-Pecuária (ILP), Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), Sistemas Silvipastoris, Programa de Inseminação Artificial (PIA) e Programa de Produção de Bezerros - PROPBAD

PROPBAD). Programa de Produção de Bezerros em Áreas Declivosas – busca intensificar a produção pecuária em áreas declivosas, sem aptidão agrícola, focando na produção de matrizes e bezerros de qualidade, tornando o estado num grande berçário de bezerros.

 
Objetivos do Projeto
 
Ações prioritárias do Projeto
 
Tecnologias prioritárias para ATER
 
Abrangência do Projeto
 
Melhorias esperadas
 
Eventos
 
Parcerias Estratégicas / Partes interessadas

 

Responsáveis pelo Projeto

  • Extensão Rural - Zootecnista Luiz Fernando Brondani
  • Pesquisa: Zootecnista Katia Fernanda Gobbi