Estágios e Iniciação Científica no IDR-Paraná

 

O programa de estágios permite aos estudantes aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e vivenciar, sob orientação, situações reais da vida profissional. Há vagas para atuar na pesquisa em ciências agrárias (e áreas correlatas) e no setor administrativo.

 
Como se candidatar a um estágio

Quem pode participar / Como se inscrever

Estudantes regularmente matriculados em cursos de nível médio, pós-médio/profissionalizante e superior. Inscrições devem ser feitas na Central de Estágio do Paraná .

 

Modalidades

O estágio pode ser remunerado ou não, dependendo da disponibilidade de bolsas.
Também pode ser voluntário ou obrigatório (quando é requisito que a instituição de ensino exige para a conclusão do curso).

 

Duração

Período mínimo de três meses, com exceção dos estágios oferecidos para períodos de férias escolares.

 

Carga horária

  • Ensino médio: 20 horas semanais, cumprindo 04 horas diárias (8h às 12h ou 13h às 17h);
  • Pós-médio/profissionalizante: 30 horas semanais, cumprindo 06 horas diárias (8h às 15h ou 10h às 17h, com uma hora de intervalo).
  • Graduação: 30 horas semanais, cumprindo 06 horas diárias (8h às 15h ou 10h às 17h, com uma hora de intervalo).

 

Benefícios oferecidos

  • Bolsa de auxílio educacional (somente na modalidade “remunerado”).
  • Seguro de acidentes pessoais.
  • Transporte (somente nas unidades em que o IDR-Paraná oferece o serviço para os funcionários).
  • Utilização da biblioteca.
  • Refeições (mediante pagamento, conforme tabela do restaurante).
  • Uso de serviços de postos de atendimento do Banco do Brasil e Itaú (somente na sede).

 

Seleção

A seleção é realizada pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH), em conjunto com a área que oferece vagas para estagiários. Somente participam do processo os candidatos que preencheram o pedido de estágio.

 

Início

Estágios remunerados (com bolsa): no dia 21 de cada mês.

Estágios não remunerados (sem bolsa): dias 1º ou 15 de cada mês.

O estudante selecionado para o estágio só poderá iniciar as atividades após a assinatura do termo de compromisso pela instituição de ensino, IDR-Paraná e estudante.

 

Avaliação

O estagiário será avaliado pelo seu orientador no IDR-Paraná:

Nos primeiros três meses.

Ao término das atividades.

 

Conclusão/Emissão de certificado.

O estágio será encerrado mediante apresentação do relatório final de atividades, ficha de frequência e avaliação do orientador. Para receber o certificado, o estudante não pode ter pendências junto a qualquer setor do IDR-Paraná.

 

Informações adicionais

Pelo e-mail: estagio@idr.pr.gov.br

 

Programa de Bolsa Técnico IDR-Paraná/Fundação Araucária

 
Informações Gerais

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO RURAL DO PARANÁ – IAPAR-EMATER

 

SELEÇÃO DE BOLSISTAS - EDITAL 012/2020

PROGRAMA DE BOLSAS TÉCNICO COM APOIO DA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO - SEAB

 

A DIRETORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO RURAL DO PARANÁ – IAPAR-EMATER, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,

 

RESOLVE

 

TORNAR PÚBLICA A REALIZAÇÃO DE SELEÇÃO DE PROFISSIONAL TÉCNICO, NO NÚMERO DE VAGAS E NOS NÍVEIS DE FORMAÇÃO CONSTANTES DOS ANEXOS I E II, PARA SUPRIR A NECESSIDADE DE PROFISSIONAL ESPECIALIZADO NO PROJETO “IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE VIVEIRO COM MATERIAL PROPAGATIVO DE VIDEIRA E INTRODUÇÃO DE CULTIVARES”, NO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO RURAL DO PARANÁ – IAPAR–EMATER.

 

Informações gerais:

O presente edital tem como objetivo selecionar profissional técnico (nas condições estipuladas pelos anexos I e II), por prazo determinado, para desenvolver atividades do Projeto implantação e manutenção de viveiro com material propagativo de videira e introdução de cultivares, no Polo de Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-EMATER, em Santa Tereza do Oeste mediante o recebimento de bolsas.

Cronograma:

  •  Lançamento do edital: 23 de outubro de 2020
  • Data limite para recebimento das inscrições: 28 de outubro de 2020
  • Seleção dos candidatos: 30 de outubro de 2020
  • Publicação do resultado final: a partir de 03 de novembro de 2020

 

 

 

 

SELEÇÃO DE BOLSISTAS - EDITAL 011/2020

 

Processo de Seleção de técnicos de nível superior referente ao Convênio nº 122/2020 celebrado entre a Fundação Araucária e o IDR-Paraná “Etapa complementar de implantação do NAPI AGRO”

 

A DIRETORIA DO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO RURAL DO PARANÁ – IAPAR-EMATER (IDR-Paraná), NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,

 

RESOLVE,

 

TORNAR PÚBLICA A REALIZAÇÃO DE PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS, PARA SUPRIR A NECESSIDADE DE TÉCNICOS DE NÍVEL SUPERIOR PARA ATUAR NAS ATIVIDADES DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO RURAL DO PARANÁ – IAPAR-EMATER.

Objetivo:

O presente edital tem como objetivo selecionar técnicos de nível superior, por prazo determinado, para suprir a demanda de atividades dos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do IDR-Paraná, por meio do Convênio nº 122/2020, que tem como objeto a implementação do projeto “Etapa complementar de implantação do NAPI AGRO”.

Cronograma:

  •  Lançamento do edital: 15 de outubro de 2020
  • Data limite para recebimento das inscrições: 25 de outubro de 2020
  • Seleção dos candidatos: 27 de outubro de 2020
  • Publicação do resultado final: a partir de 29 de outubro de 2020

 

Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

 

O Programa de Iniciação Científica do IDR-Paraná (ProICI) é dirigido a estudantes de graduação em ciências agrárias e áreas correlatas. Seu objetivo é qualificar para a pós-graduação e formar futuros pesquisadores.

No ProICI, o estudante desenvolve atividades em projetos de pesquisa sob supervisão de pesquisadores do próprio Instituto, enquanto aprofunda conhecimentos na área de especialidade que escolheu e exercita fundamentos da pesquisa científica.

Atualmente, são oferecidas 90 bolsas, financiadas pelo próprio IDR-Paraná, Fundação Araucária e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por intermédio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

Para informações sobre o processo seletivo clique nas opções abaixo:

 
Informações gerais

Anos Anteriores