Pesca e Maricultura

Pesca Artesanal
Pesca Artesanal
Pesca em Alto Mar
Pesca em Alto Mar
Criação de Ostras
Criação de Ostras
Criação de Ostras
Criação de Ostras

 

 

 

O litoral do Paraná é um dos principais locais de reprodução de animais aquáticos do país. Possui 90 km de costa e, com a soma das baías de Guaraqueçaba, Antonina, Paranaguá e Guaratuba, mais 400 km de costa interna. Existem por volta de 6.000 pescadores, a grande maioria artesanais.

Além do litoral, a atividade ocorre também em águas continentais, nas bacias dos rios Paraná, Paranapanema, Tibagi e Ivaí. A tecnologia de pesca utilizada restringe-se aos métodos tradicionais dos pescadores artesanais, com embarcações de pequeno porte, tanto na capacidade quanto na autonomia.

A produção anual de pescados de água doce foi de 3.891 toneladas, 2.986 toneladas de pescado marinho, 5.557 toneladas de camarão marinho, e aproximadamente 338 toneladas de caranguejo, mexilhão e siri. A produção de ostras foi de 161 mil dúzias.(DERAL/SEAB, 2018)

A renda obtida com a atividade pesqueira em todos os ambientes é baixa, raramente ultrapassa a um e meio salários mínimos nacionais por mês. O aumento de esforço de captura não é possível, devido à limitação dos estoques pesqueiros. Portanto, para o desenvolvimento econômico e social das famílias envolvidas na atividade, além do trabalho na melhoria da conservação e na qualidade do pescado, o trabalho do IDR Paraná consiste em incentivar alternativas de cultivo, com implementação de atividades sustentáveis e outras formas de comercialização da produção, para melhoria da qualidade de vida dos pescadores artesanais, dos maricultores e suas famílias.

A equipe de trabalho do projeto atua na implantação e orientação de projetos comunitários de maricultura, principalmente na criação de ostras nativas, na orientação quanto ao manejo correto do resíduo e saneamento doméstico, no incentivo a parcerias de comercialização com empreendedores do varejo local, regional e estadual e também em parcerias para o fornecimento dos pescados em programas institucionais.

Além destas ações, os técnicos do Instituto IDR Paraná prestam apoio aos pescadores para acessar o crédito rural e para organização da categoria.

 
Técnicos Atuantes no Projeto
  • Guaraqueçaba - Marcello Fin Gossner
  • Guaratuba - Rodrigo Aguiar
  • Matinhos - Sérgio Luiz Machado da Silva
  • Paranaguá - Astrogildo Gomes de Melo
  • Pontal - Charles Fernando Peixoto