Turismo Rural

Logo Turismo Rural

 

Turismo Rural
Turismo Rural
Turismo Rural

 

O turismo rural é uma atividade não agrícola que pode complementar a renda dos agricultores e suas famílias, visto que não substitui as demais atividades produtivas da propriedade. O turismo é visto como ferramenta para desenvolver economias nacionais, regionais e locais (SILVEIRA, 2001; MOLETTA; GOIDANICH, 1999) e pode movimentar até 52 atividades econômicas quando da presença de turistas numa localidade.

É necessário a construção de políticas públicas que impulsionem o turismo rural para ser agente de desenvolvimento econômico e inclusão social. Que o coloque como um segmento, utilizando do tripé da sustentabilidade e da adoção dos ODS, trazendo a luz, a importância da valorização do trabalho da mulher e do jovem rural.

Nesse sentido o IDR-Paraná busca incentivar ações que fortaleçam o meio rural por meio da reconexão do urbano com o rural, identificando e valorizando as vocações para o turismo rural, assim como a caracterização dos produtos e roteiros da agricultura familiar e do  turismo de base tecnológica, envolvendo os polos de pesquisa e parceiros públicos e privados

 
Ações Desenvolvidas

Turismo técnico e de experiencia nas propriedades

  • Formatar roteiros turísticos envolvendo as propriedades da agricultura familiar das diferentes cadeias produtivas e com produtos diferenciados.
  • Artesanato como negócio para o turismo
  • Estimular a criação de um processo que consolide o artesanato no meio rural associado ao turismo, como alternativa de geração de renda para a agricultura familiar, possibilitando a proposição de políticas públicas específicas nas diversas esferas, tendo como eixos condutores a legislação, capacitação, produção, organização e comercialização.

Caminhadas e Pedaladas na Natureza

  • Reestruturar os circuitos das caminhadas na natureza adaptados para que possam divulgar as ações do IDR-Paraná nas propriedades rurais bem como os preceitos de responsabilidade ambiental.
  • Criar circuitos permanentes de caminhadas na natureza.

Gastronomia rural

  • Impulsionar o turismo gastronômico;
  • Valorizar o terroir por meio dos produtos locais;
  • Promover eventos de divulgação e comercialização da gastronomia rural. 

Turismo Técnico nos Polos de Pesquisas

  • O programa de visitas visa atender grupos nacionais e internacionais de produtores, estudantes (turismo técnico) e público em geral (turista consumidor).
 
Leis e Diretrizes do Turismo
 
Sites Com Informações Sobre Turismo Rural
 
Materiais e Publicações
 
Calendário das Caminhadas na Natureza

Em virtude da Pandemia do Novo Coronavirus as Caminhadas na Natureza estão suspensas de acordo com as normas sanitárias e demais legislações pertinentes, até o final da situação emergencial.