Turismo Rural

logomarca Turismo Rural

 

Turismo Rural
Turismo Rural
Turismo Rural

 

O turismo rural é uma atividade não agrícola que pode complementar a renda dos agricultores e suas famílias, visto que não substitui as demais atividades produtivas da propriedade. O turismo é visto como ferramenta para desenvolver economias nacionais, regionais e locais (SILVEIRA, 2001; MOLETTA; GOIDANICH, 1999) e pode movimentar até 52 atividades econômicas quando da presença de turistas numa localidade.

É necessário a construção de políticas públicas que impulsionem o turismo rural para ser agente de desenvolvimento econômico e inclusão social. Que o coloque como um segmento, utilizando do tripé da sustentabilidade e da adoção dos ODS, trazendo a luz, a importância da valorização do trabalho da mulher e do jovem rural.

Nesse sentido o IDR-Paraná busca incentivar ações que fortaleçam o meio rural por meio da reconexão do urbano com o rural, identificando e valorizando as vocações para o turismo rural, assim como a caracterização dos produtos e roteiros da agricultura familiar e do  turismo de base tecnológica, envolvendo os polos de pesquisa e parceiros públicos e privados

 
Ações Desenvolvidas
 
Leis e Diretrizes do Turismo
 
Sites Com Informações Sobre Turismo Rural
 
Materiais e Publicações
 
Calendário das Caminhadas na Natureza

 

Contatos Sobre o Programa Turismo Rural

Fone: (43) 3878-4471

E-mail: turismorural@idr.pr.gov.br