Feira digital reúne empreendimentos turísticos e produtos artesanais do Paraná 01/09/2020 - 13:02

Roteiros turísticos e produtos artesanais do Paraná estão fazendo parte da Ruraltur Digital, uma feira de turismo rural que reúne atrações e a produção de agricultores familiares de todo o país. A iniciativa é do Sebrae-Paraíba e está sendo realizada de terça a sexta-feira desta semana. É uma oportunidade para o público conhecer os roteiros turísticos rurais do estado, bem como de adquirir alguns produtos.


Segundo Terezinha Busanello, coordenadora de Turismo do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater), inicialmente a participação paranaense tinha como objetivo apenas divulgar os mais de cinquenta roteiros turísticos do estado e mostrar um pouco dos produtos feitos nas pequenas propriedades. "Como alguns estabelecimentos estão retomando as atividades turísticas, com alguns cuidados e limitando o número de visitantes, durante a feira o público pode entrar em contato com os empreendedores e agendar uma visita. Também temos quase 90 produtos na loja virtual que as pessoas podem comprar via internet", explicou Terezinha.


A estratégia de usar os meios digitais ainda é uma novidade para a maioria dos produtores paranaenses. O WhatsApp é a plataforma que está sendo usada para aproximar produtores dos consumidores. "Quando o produtor não conseguir deixar a disposição do público um celular com WhatsApp, o IDR-Paraná faz a intermediação", disse Terezinha.


No site do Ruraltur Digital (www.ruralturdigital.com.br) o público pode conhecer alguns empreendimentos e produtos de cada região do país. Ao selecionar a opção Expositores é possível escolher o estado e no Paraná há duas opções: a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Ninho do Corvo que mostra um empreendimento de Prudentópolis e o IDR-Paraná com alguns circuitos de turismo rural que a Extensão Rural acompanha no estado e produtos artesanais  como geleias, flores, artesanato, café, roteiros ou eventos turísticos. No dia 3, quinta-feira, será feita uma Caminhada Virtual pelo circuito Salto Fogueira, em Borrazópolis-PR


Durante a Feira Ruraltur Digital também estão programadas diversas atividades como rodada de negócios, encontro de estudantes de Turismo Rural e de Natureza, visitas técnicas e apresentações culturais.  Um blog também está sendo mantido para discutir vários temas ligados ao turismo rural.