IDR-Paraná participa de publicação de livro sobre manejo nutricional na cultura da banana  02/10/2020 - 15:07

O cultivo da banana está presente em 72% dos municípios paranaenses. Segundo dados do Departamento de Economia Rural (DERAL), em 2018, mais de 70% da área colhida com a fruta têm menos de 10 hectares. Isto demostra o grande potencial de expansão dessa atividade no nosso estado.

O Paraná detém a segunda maior produtividade do país com média de 25,5 toneladas por hectare, acima da média nacional de 15 ton/ha, com grande variação regional desta média. O volume de produção, por outro lado, deixa o Estado apenas na 11° posição nacional, que pode ser explicada pela pequena área colhida (IBGE, 2018). Mais de 60% das áreas de produção de banana concentram-se em cinco municípios: Guaratuba, São José dos Pinhais, Andirá, Guaraqueçaba e Novo Itacolomi.

É preciso destacar que apesar dos bons índices de produtividade, esse valor está aquém do potencial produtivo das variedades plantadas no Estado, que, em geral, são do subgrupo Cavendish (Ex. Nanica, Nanicão e Grande Naine). Estas variedades, quando bem manejadas, apresentam produtividade acima de 50 t/ha. Estudos recentes têm demostrado que um dos principais gargalos no aumento da produtividade dos bananais no país está relacionado ao manejo nutricional inadequado.

Neste contexto, o IDR-Paraná colaborou na publicação do capítulo de livro “Calagem, adubação e valores de referência de nutrientes na cultura da banana” que tem como autores: José Aridiano Lima de Deus (extensionista do IDR-Paraná); Gelton Geraldo Fernandes Guimarães (pesquisador da EPAGRI, em Santa Catarina) e Danilo Eduardo Rozane (professor da UNESP e da UFPR). Segundo o extensionista José Aridiano, o capítulo traz informações científicas e atualizadas sobre o manejo nutricional para a bananicultura numa linguagem técnica direcionada para profissionais de campo.

Este capítulo sobre banana se soma a mais outros 16 capítulos que resultaram no livro “Atualização sobre Calagem e Adubação em Frutíferas”, que será lançado oficialmente na 1ª Reunião de Atualização Técnica sobre Calagem e Adubação em Frutíferas, dos dias cinco a nove de outubro. Este evento será totalmente online e terá inscrições gratuitas. Com realização da Embrapa Uva e Vinho, da UFSM e do IFRS, a reunião é uma promoção do Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciências do Solo (NRS/SBCS).

De acordo com o coordenador estadual de fruticultura, Eduardo Agostinho dos Santos, este trabalho é resultado do acordo de cooperação institucional em pesquisas na área de bananicultura do IDR-Paraná com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). O objetivo futuro é desenvolver ferramentas de monitoramento e diagnóstico do estado nutricional de bananais específicas para a região sul do Brasil.

Informações sobre o livro e como adquirir, acesse:

Inscrição e informações sobre o evento, acesse: