IDR-Paraná vai lançar cultivares de milho e de aveia em 2021 18/12/2020 - 11:01

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná) está preparando o lançamento de duas cultivares no próximo ano, o milho IPR 216 e a aveia granífera IPR Athena. 

“São materiais de alto potencial que chegaram à fase final de avaliações e agora seguem para registro no Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa)”, informa Vania Moda Cirino, diretora de pesquisas da instituição.

IPR 216 tem porte médio, boa tolerância ao acamamento e quebramento, ciclo precoce, espigas com bom empalhamento e elevada produtividade para um milho variedade. “Tem potencial para produzir em torno de 80% de um híbrido de alto rendimento”, explica o pesquisador Pedro Mário de Araújo, que trabalhou no desenvolvimento da cultivar.

A variedade de milho IPR 216 foi desenvolvida para atender produtores interessados na formação de lavouras com baixo uso de tecnologia ou para plantios de risco. “Como o custo da semente é menor, é uma boa opção para a segunda safra”, indica Araújo.

Aveia

Desenvolvida para agricultores interessados em atender o mercado de alimentação saudável, a aveia IPR Athena, para produção de grãos, tem potencial produtivo que pode passar de seis toneladas por hectare. 

A cultivar resiste bem às principais doenças da cultura e fica pronta para colheita em cerca de 115 dias (ciclo médio). É indicada para todas as regiões produtoras de aveia no Brasil.

O aproveitamento pela indústria de processamento é o ponto alto do novo material. “A eficiência no descascamento chega próximo de 100%”, destaca o pesquisador Carlos Roberto Riede.

Sementes

IPR 216 e IPR Athena serão lançadas no decorrer do próximo ano — eventos ainda sem data definida — e colocadas à disposição de empresas produtoras de sementes. Estarão à disposição dos agricultores que se dedicam ao cultivo de milho e aveia a partir de 2022.

Reportagem: Edmilson Liberal