Programa Microbacias preserva biodiversidade das comunidades rurais e mantem capacidade reprodutiva dos recursos naturais 23/10/2020 - 07:46

Região de Campo Mourão recebe R$2,7 milhões em investimentos do programa

O Programa Estadual de Gestão de Solo e Água em Microbacias já chegou a treze municípios da região de Campo Mourão. No total, já foram investidos R$ 2,7 milhões em obras nas comunidades rurais, beneficiando 1.775 agricultores familiares. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e conta com a participação de diversas instituições, entre as quais o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater.

O papel dos extensionistas do IDR-Paraná no programa é organizar os comitês gestores regionais e locais. Além disso, eles também selecionam as microbacias que vão receber as benfeitorias e dão toda orientação técnica necessária para os agricultores. As ações do programa vão desde a construção de terraços à implantação de fossas sépticas ou à melhoria no abastecimento de água das famílias rurais. Em Iretama, por exemplo, o produtor Orivaldo dos Santos passou a contar com uma nascente protegida em sua propriedade a partir da implantação do programa. "Para nós produtores, é muito importante receber esse projeto, pois sem a assistência técnica do IDR-Paraná, a gente fica sem saber que caminho seguir. A gente tinha essa nascente e nem prestávamos os devidos cuidados. Agora já fizemos replantio de mudas de árvores e a proteção para termos água de melhor qualidade”, afirma o produtor. O programa de Microbacias já investiu mais de R$ 200.000 em Iretama, beneficiando 40 famílias de agricultores.

Em Engenheiro Beltrão, a microbacia Rio Claro foi escolhida para os trabalhos de conservação dos recursos naturais. Agricultores e extensionistas definiram um plano para implantar doze práticas diferentes, com um valor previsto de R$ 224.499,38 (R$209.999 do Estado e o restante como contrapartida do município). Terraços estão sendo reformados e o acesso a algumas propriedades também está sendo melhorado. Com os recursos do programa serão adquiridas e distribuídas 378 toneladas de calcário e 43 toneladas de adubo fosfatado. A comunidade vai adquirir ainda um distribuidor de calcário e adubo orgânico e um equipamento para distribuir fertilizantes. Serão construídos 900 metros de cercas para proteger mananciais e matas ciliares. Duas nascentes serão protegidas e está prevista a construção de seis fossas sépticas na comunidade. Esta ação deve refletir em melhorias para 56 famílias da microbacia.

Os extensionistas acreditam que com esse trabalho é possível diminuir a poluição da água, a erosão do solo e o assoreamento do leito dos rios, além de contribuir para a preservação da biodiversidade das comunidades rurais e manter a capacidade reprodutiva dos recursos naturais. Um dos fundamentos do programa é destacar a importância do produtor rural que, ao cuidar das riquezas ambientais, se transforma no guardião da qualidade de vida em suas comunidades. O programa Microbacias é o resultado de um acordo do Governo do Estado do Paraná com o Banco Internacional para Reconstrução de Desenvolvimento (BIRD).