Programa estadual entrega trator número 100 em Ivaí 23/03/2021 - 15:15

O município de Ivaí recebeu o centésimo trator pelo programa Trator Solidário no último mês de fevereiro. O beneficiado foi Emerson Luis Domareski, da comunidade Chapada. O produtor trabalha com o cultivo de grãos, bovinocultura leiteira e suinocultura. Com o programa, o produtor conseguiu adquirir um trator cabinado TL 5.80 que chega num momento  adequado, já que Domareski  está ampliando o rebanho e precisa aumentar a área de pastagem para alimentar o gado.

A propriedade de Domareski tem cinco alqueires, dos quais 2,5 são destinados à produção de grãos e 1,5 ha é ocupado com azevém e tifton, pastagens que fornecem alimento para os animais. O rebanho do produtor é formado por 14 animais em lactação que rendem, diariamente, entre 150 e 200 litros de leite. São animais mistos que estão mantendo a produção graças ao bom manejo e à oferta constante de alimento. 

O novo trator vai facilitar o trabalho na propriedade. Domareski pretende dobrar o número de animais leiteiros. O extensionista Laércio Marcelo Nass, do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater), acompanha a propriedade há um ano. Ele presta orientações ao produtor sobre o controle da qualidade do leite, além de assessorar a implantação de melhorias na gestão da propriedade.

Não é a primeira vez que Domareski é beneficiado por uma política pública. Por meio dos programas de crédito rural o produtor já conseguiu investir na propriedade, sempre com a orientação dos extensionistas para que os recursos sejam otimizados.  

Nass informou que a produtividade média do rebanho do produtor é de 13 litros/vaca/dia, mas a meta é chegar a 20 litros/vaca/dia, o que vai elevar a produção diária para 260 litros de leite. Além do pasto, Domareski cultiva soja e milho para alimentar o rebanho. O trator vai facilitar o trabalho de preparação do terreno onde as culturas são plantadas.