Seminário e forum discutem a produção de biogás e biometano nas propriedades rurais 26/03/2021 - 11:30

A produção de biogás e biometano pode ser uma oportunidade de negócio para o setor do agronegócio, em especial para pequenos produtores. Para discutir o assunto e as políticas públicas que podem incrementar a atividade, especialistas participam de um seminário on line,  nesta segunda-feira, dia 29. O “Biogás e Biometano: oportunidades econômicas para o meio rural da Região Sul é uma realização da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), Emater/RS, EPAGRI/SC e IDR/Paraná. O seminário é aberto à participação de produtores e profissionais da área e faz  parte da programação do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano que ocorre de 29 de março a 1º de abril, de maneira virtual e gratuita. A transmissão do seminário será feita pelo canal do Fórum no Youtube (https://youtu.be/pdrGeBupZzM) e  terá início às 14 horas, sem necessidade de inscrição.  

De acordo com Ricardo Steinmetz, organizador do seminário e  analista da Embrapa Suínos e Aves, a proposta principal é possibilitar uma discussão ampla sobre o potencial do biogás e do biometano como mecanismo de transformação econômica e social nas propriedades. "A articulação e o envolvimento dos órgãos de extensão é muito importante, por que eles já têm trabalhos que corroboram com isso”, destacou.
O seminário está organizado em dois momentos. O primeiro deles será um painel voltado à discussão das políticas e estratégias estaduais para biogás, biometano e energias renováveis. Além da participação dos secretários de Estado, cada órgão de extensão fará uma abordagem das ações que estão sendo realizadas em seus respectivos estados. O painel será coordenado pelo consultor do setor de energias renováveis Clovis Reichert

Exemplos
Num segundo momento, um painel vai mostrar exemplos de projetos de biogás implantados em propriedades rurais. Os casos serão apresentados pelos técnicos e produtores envolvidos. O primeiro deles será um “Biodigestor de baixo custo na produção de leite”, pelo extensionista da Epagri Osnei Cordova Muniz e o produtor rural Ademar Luiz, do município de Laurentino (SC). Na sequência, o tema será a “Geração de energia na suinocultura”, apresentado pelo extensionista da Emater Vanderlei Nuehaus e os produtores rurais Edson Caitano Kist e Danieli André, de Santo Cristo (RS).  O terceiro caso a ser apresentado será “O biogás apoiando o sono do avicultor” com a engenheira do CIBiogás Daiana Gotardo Martinez e a produtora rural Claudete Volkswey, de Toledo (PR). A última apresentação será um exemplo de “Uso do biofertilizante e recomendações para o licenciamento ambiental“, com o analista da Embrapa Evandro Barros e o produtor Rodrigo Benelli, de Concórdia (SC).  A moderação desse painel será do analista da Embrapa Ricardo Steinmetz.   

O 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano tem mil participantes.  O evento online tem palestras, debates, networking, espaço de negócios e visita virtual a estandes e plantas de biogás. O fórum é realizado pelo CIBiogás, Embrapa e Universidade de Caxias do Sul e tem organização da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA). O interessado em participar do seminário desta segunda-feira não precisa se inscrever previamente.  Para as demais programações do Fórum, a partir da terça-feira (30),  o meio de acesso será a plataforma EventMobi e exige a inscrição no endereço: https://bit.ly/FSBBBinscricao