Alerta Geada - Café

BOLETIM DIÁRIO: 12/09/2021 - 09h30

   

                                    

 

AVISO


O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-EMATER e o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná - SIMEPAR, desativa no domingo (12/09/2021) a emissão de avisos do Alerta Geadas 2021. O serviço opera de maio até meados de setembro, com previsões diárias de temperatura e do risco de ocorrer geadas que podem causar danos à cafeicultura. O objetivo é oferecer aos cafeicultores um instrumento de decisão para aplicar técnicas de proteção nas lavouras novas de até dois anos.

Voltaremos a operar normalmente a partir do início de maio de 2022.

 

O Serviço

O Alerta Geada é um serviço mantido pelo IDR-Paraná e Simepar desde 1995, cujo objetivo é alertar cafeicultores, com antecedência de 48 e 24 horas, para a ocorrência de geada na região cafeeira. Assim, é possível proporcionar tempo hábil para proteção de lavouras recém-implantadas, bem como viveiros de mudas, evitando prejuízos aos produtores.

O Serviço é gratuito e funciona no período de maio a setembro por meio de avisos pelo telefone (Disque Geada 3391-4500), Whatsapp, internet e de boletins para televisão, rádios e jornais de todo o estado do Paraná. 

Baixe o aplicativo IAPAR CLIMA em seu celular Android.

Novo canal de transmissão do Alerta Geada: WhatsApp

Siga os procedimentos abaixo para receber o "Alerta" via WhatsApp:

1º Cadastre o telefone (43) 3376-2248 nos contatos do seu celular. Você só receberá o Alerta se esse número estiver salvo nos seus contatos.

2º Envie uma mensagem via WhatsApp para esse telefone (43) 3376-2248 informando: "Quero receber o Alerta Geada". 

Pronto! Seguindo esses dois passos o seu telefone já estará cadastrado.

Você só receberá o "Alerta Geada" em caso de previsão de geada de forte intensidade na região cafeeira do Paraná. 

Importante:

Informamos também que não haverá envio do "Alerta" por e-mail ou SMS, SOMENTE VIA WHATSAPP. Portanto, efetue os procedimentos acima caso queira receber o "Alerta".

CONTATO

IDR-Paraná Agrometeorologia

 (43) 3376-2248

 alerta_geada@idr.pr.gov.br

 

Medida Preventiva
Chegamento

Realizar o procedimento no início de maio

Em lavouras de 6 a 24 meses após o plantio, amontoar terra no tronco até o primeiro par de folhas ou ramos, para proteção das gemas vegetativas no caso de ocorrência de geadas. Essa prática é chamada de "chegamento de terra".

Em meados de setembro, retirar a terra com as mãos. Se esse procedimento não for realizado, as plantas poderão sofrer danos no caule por altas temperaturas.

Medida Emergencial
enterrio

Realizar o procedimento quando for emitido o Alerta Geada

Em lavouras novas (até 6 meses) fazer o enterrio total das mudas e retirar a terra assim que cessar o risco de geada.

Em viveiros, proteger as mudas com duas a três camadas de plástico e/ou aquecimento. Remover as coberturas assim que passar o risco de geada.