Alerta Geada - Café
Atualizado em
28/08/2020 - 09h02
Na zona cafeeira do Paraná NÃO há condições favoráveis à formação de geadas.
As temperaturas continuam amenas no amanhecer entre o centro-sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, mas sem previsão de geadas, neste sábado.
O Alerta Geada é um serviço mantido pelo IDR-Paraná e Simepar desde 1995, cujo objetivo é alertar cafeicultores, com antecedência de 48 e 24 horas, para a ocorrência de geada na região cafeeira. Assim, é possível proporcionar tempo hábil para proteção de lavouras recém-implantadas, bem como viveiros de mudas, evitando prejuízos aos produtores.
O Serviço é gratuito e funciona no período de maio a setembro por meio de avisos pelo telefone (Disque Geada 3391-4500), internet, emails, além de boletins para tvs, rádios e jornais de todo o estado do Paraná.
Baixe o aplicativo IAPAR CLIMA em seu celular Android.
MEDIDA PREVENTIVA
Realizar o procedimento no início de maio
Em lavouras de 6 a 24 meses após o plantio, amontoar terra no tronco até o primeiro par de folhas ou ramos, para proteção das gemas vegetativas no caso de ocorrência de geadas. Essa prática é chamada de "chegamento de terra".
Em meados de setembro, retirar a terra com as mãos. Se esse procedimento não for realizado, as plantas poderão sofrer danos no caule por altas temperaturas.
MEDIDA EMERGENCIAL
Realizar o procedimento quando for emitido o Alerta Geada
Em lavouras novas (até 6 meses) fazer o enterrio total das mudas e retirar a terra assim que cessar o risco de geada.
Em viveiros, proteger as mudas com duas a três camadas de plástico e/ou aquecimento. Remover as coberturas assim que passar o risco de geada.
Mapas com as temperaturas mínimas do abrigo registradas nos dias em que ocorreu geada em algum ponto do Paraná.