Área de Engenharia Agrícola e Tecnologias Digitais

 

Coordenador do Programa

Hevandro Colonhese Delalibera - hevandro@idr.pr.gov.br

Missão

Gerar e transferir conhecimentos científicos e tecnológicos pela aplicação das ciências exatas e biológicas para a solução de problemas relacionados à engenharia de produção de alimentos, fibras, madeira e fontes renováveis de energia, considerando as diretrizes institucionais, visando a otimização de processos, redução de custos e manutenção do homem no campo.

Área de Atuação/Pesquisa

A Área de Engenharia Agrícola e Tecnologias Digitais realiza pesquisa, desenvolvimento e inovação em máquinas, mecanização agrícola e uso de recursos hídricos no meio rural.

Principais Linhas de Pesquisa

1. Projeto de máquinas e implementos agrícolas desde a simulação computacional até a confecção do protótipo, com a aplicação de técnicas modernas de modelagem e critérios estatísticos, visando aumento da produtividade do trabalho, redução da penosidade, eficiência energética e melhoria da qualidade das operações.

2. Avaliação e teste do desempenho de máquinas e implementos agrícolas de acordo com as condições de solo, clima e padrão socioeconômico dos produtores paranaenses para recomendação de uso na propriedade agrícola e na indústria.

3. Estudos multidisciplinares relacionados à mecanização conservacionista da pequena propriedade visando a redução da penosidade e manutenção do homem no campo, de acordo com as características socioeconômicas e ambiental.

4. Estudos das interações entre máquina e material vegetal e, máquina e solo, visando otimização de processo e melhoria de design de projeto.

5. Desenvolvimento e adaptação de métodos, processos e equipamentos para racionalizar o uso dos recursos hídricos e energéticos na agricultura irrigada, através da determinação de parâmetros básicos de solo, clima e planta.

6. Instrumentação, automação e desenvolvimento de sistemas digitais para máquinas e processos aplicados no meio rural.

 

Equipe Técnica

 

Adriano Rausch Souto

Pesquisador

adriano@idr.pr.gov.br

Hevandro Colonhese Delalibera
José Arnaldo Granato

 

Anderson de Toledo
Celso Helbel Junior

Pesquisador

celso@idr.pr.gov.br

Claudemir Jorge Lemes

 

 

Laboratórios

 

Laboratório de Engenharia Agrícola (LEA)

Local: Londrina

Responsável Técnico: Hevandro Colonhese Delalibera

Técnico de laboratório: Claudemir Jorge Lemes

 

 

GALERIA DE IMAGENS

  • Colheita de Feijão
    Engenharia Agrícola
    Tensiômetros
    Experimento - Colheita
    Colheita de Feijão
    Engenharia Agrícola
    Tensiômetros
    Experimento - Colheita