Programa Grãos: Feijão e Cereais de Inverno

Pesquisa: José dos Santos Neto - js.neto@idr.pr.gov.br

Extensão: Germano do Rosario F Kusdra - germano@idr.pr.gov.br

Importância do Programa

A produção de Feijão é realizada principalmente por agricultores familiares, apresenta bom potencial de rentabilidade e o estado do Paraná é o principal produtor nacional. É uma cultura de destaque para o Paraná, tanto do ponto de vista econômico, quanto social. O feijão é uma importante fonte de minerais (principalmente Fe e Zn) e proteína para a alimentação dos brasileiros e um dos principais itens da cesta básica, de modo que a oferta desse alimento com preços acessíveis para a população é uma questão de segurança alimentar, sendo, portanto, uma importante pauta para atuação do Estado.

Com relação aos Cereais de Inverno, o programa foca suas ações nas culturas do trigo, aveia e triticale, importantes para a sustentabilidade do sistema produtivo agrícola do Paraná, uma vez que são alternativas para a ocupação do solo e a geração de renda na safra de outono inverno. O Paraná é o principal produto nacional de trigo e o seu cultivo não pode ser considerado apenas como uma cultura de rotação no inverno. A produção dos cereais de inverno é essencial para a alimentação humana com qualidade de proteínas, fibras e carboidratos.

As tecnologias e cultivares desenvolvidas pelo programa proporcionaram o aumento da produtividade, a redução na utilização de agrotóxicos e consequentemente a produção de alimentos mais baratos e seguros para a sociedade paranaense.

Objetivos

O Programa Grãos: Feijão e Cereais de Inverno tem como objetivo principal desenvolver e difundir tecnologias que permitam aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do produto, reduzir custos de produção e promover a sustentabilidade do ambiente. Dentre os objetivos específicos, destacam-se:

1. Desenvolver cultivares mais produtivas, resistentes às principais doenças, tolerantes a fatores edafoclimáticos adversos, com porte para colheita mecânica, menor ciclo e boa qualidade tecnológica.
  2. Desenvolver tecnologias para o manejo integrado de pragas – MIP e o manejo sustentável das principais doenças.
  3. Desenvolver estratégias para o cultivo em sistema de produção orgânico.
Principais projetos em execução

Desenvolvimento de cultivares de feijoeiro para o mercado interno e externo, com alto potencial de rendimento, resistentes a fatores edafoclimáticos adversos e grãos com boas características tecnológicas e nutricionais.

Avaliação estadual de linhagens e cultivares de feijão no estado do Paraná.

Utilização de plantas modelo no estudo funcional de genes envolvidos na resistência a doenças e pragas de culturas de interesse econômico para o Estado do Paraná.

Avaliação da resistência de genótipos de feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) à antracnose e identificação de raças de Colletotrichum lindemuthianum no Paraná.

Desenvolvimento e validação de tecnologias para o manejo de pragas do feijão

Reação de Cultivares de Feijão, Caracterização Epidemiológica e Genética de Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens Agente Causal da Murcha Bacteriana do Feijão.

Controle alternativo de doenças do feijão.

Avaliação de cultivares de trigo e triticale para o Paraná.

Melhoramento genético de trigo para produtividade, qualidade tecnológica, sanidade e tolerância a fatores abióticos.

Obtenção de cultivares de triticale adaptadas às condições edafoclimáticas do PR

Variabilidade climática na germinação e vigor das sementes de trigo para o estado do Paraná.

Obtenção de cultivares de aveia branca granífera adaptadas às condições edafoclimáticas do Paraná.

Principais resultados alcançados

O programa, por meio dos seus projetos, mudou a realidade agrícola do Estado do Paraná, gerando conhecimentos, produtos e tecnologias que proporcionaram a prática de uma agricultura mais sustentável, com maior rentabilidade para o agricultor e alimentos de qualidade e acessíveis para o consumidor. Esses resultados são divulgados à comunidade por meio de artigos em periódicos nacionais e internacionais, simpósios, congressos, seminários, palestras e dias de campo.

Cereais de Inverno:

O Programa desenvolveu 35 cultivares de trigo, sete de triticale, duas de aveia granífera, uma de trigo durum e uma de centeio. Dessas, são atualmente indicadas para cultivo no Paraná:

• Trigo: IPR 85, IPR 128, IPR 130, IPR136, IPR 144, IPR Catuara TM e IPR Potiporã.
  • Triticale: IPR 111, IPR Aimoré e IPR Caiapó.
  • Aveia granífera: IPR Afrodite e IPR Artemis.
  • Trigo durum: IPR 90.
  • Centeio: IPR 89.

Feijão:

Ao longo de quase 40 anos de existência o programa desenvolveu 38 cultivares de feijão, além do protocolo para manejo integrado de pragas (MIP-Feijão), tecnologia para fixação biológica de nitrogênio e métodos para o manejo sustentável das principais doenças. Dentre as cultivares de feijão desenvolvidas, estão disponíveis no mercado:

• Grupo comercial carioca: IPR Tangará, IPR Campos Gerais, IPR Quero-quero, IPR Bem-te-vi e IPR Sabiá.
  • Grupo comercial preto: IPR Uirapuru, IPR Tuiuiú, IPR Nhambu e IPR Urutau.
  • Grupo especial: IPR Garça (branco).

• Grãos - Feijão e Cereais de Inverno - Cereais
    Grãos - Feijão e Cereais de Inverno - Feijão