Agricultores familiares recebem recursos para investir em propriedade 20/08/2020 - 15:30

Produtores de Barbosa Ferraz receberam cheques simbólicos, no valor de R$ 1.000,00, referente ao pagamento do Renda Agricultor, do programa Família Paranaense. A solenidade foi no último dia 4. Sete famílias foram beneficiadas.

O programa Família Paranaense transfere um valor de até R$ 3 mil às famílias que moram em áreas rurais do município e estejam incluídas no Cad-Único, da Assistência Social. Com esse recurso os produtores podem investir em melhorias de suas moradias ou em atividades produtivas que gerem renda. Segundo a equipe do IDR-Paraná de Barbosa Ferraz, os produtores têm investido na criação de aves e suínos. Além disso, as famílias também têm aplicado os recursos na implantação de hortas e pomares, bem como na aquisição de equipamentos/ferramentas. Para Marcos Brito, do IDR-Paraná, o programa é uma forma de promover a melhoria da qualidade alimentar das famílias e também de reduzir as desigualdades no campo.

Luciana Paula de Oliveira, uma das produtoras beneficiadas, é exemplo de como o programa vem mudando a vida de muitos agricultores familiares. Ela está recebendo a última parcela do projeto implantando em sua propriedade. Para Luciana, a iniciativa melhora a autoestima da família que agora vê a oportunidade de ampliar sua renda. “Nós vamos comprar duas matrizes suínas de boa qualidade para reprodução. Com isso, além de ter suínos para o consumo da família, também teremos para comercializar daqui a algum tempo e assim ter uma renda a mais”, afirmou a produtora.

"O programa cumpre sua finalidade ao potencializar a pequena produção, gerando renda, melhorando a qualidade de vida das famílias. É gratificante chegar nas propriedades atendidas e sentir que algo de bom está acontecendo ali”, ressaltou o extensionista do IDR-Paraná. O Família Paranaense tem apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e sua operação se é feita por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDS) e o IDR-Paraná.

Edenilson Miliossi, prefeito de Barbosa Ferraz, afirmou durante a entrega dos cheques que  o “Renda Agricultor” beneficia diretamente às famílias rurais e colabora para a redução das mazelas no meio rural e afirmou que a  prefeitura apoia o programa e aproveitou a ocasião para convidar a todos para que participem do Programas de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar do município, ofertando seus produtos. "Dessa forma poderemos alavancar as pequenas propriedades”, concluiu Miliossi.