Ovinos e Caprinos

Cabritos de Corte
Cabritos de Corte
Cordeiros de Corte
Cordeiros de Corte
Churrasco Carne Caprina e Ovina
Churrasco Carne Caprina e Ovina
Culinária Gourmet Com ovinos
Culinária Gourmet Com ovinos
Produção ovina em sistema silvipastoril
Produção ovina em sistema silvipastoril

 

O trabalho do IDR Paraná com a ovinocultura e caprinocultura de corte vai ao encontro de uma demanda crescente do mercado interno e externo, junto a necessidade de profissionalização dos produtores, aumento do rebanho e a consolidação da cadeia produtiva.

O estado do Paraná apresenta condições ideais para a produção de carnes nobres de alto padrão de qualidade. Portanto, isso gera uma oportunidade para os produtores paranaenses terem uma opção a mais de criação, com possibilidade de boa remuneração.

Como o perfil da exploração é de agricultura familiar, a organização da produção e da comercialização por meio do cooperativismo é fundamental para o sucesso do setor. Dessa forma, a atividade evidencia importância econômica e social.

Dentre as ações realizadas pela SEAB e o IDR Paraná, está o Programa de Estruturação das Cadeias Produtivas de Ovinos e Caprinos, onde a distribuição de reprodutores da raça Boer aos produtores familiares têm alavancado a exploração de carne caprina.

Também há o Projeto Cordeiro Paraná, que busca o fortalecimento da exploração ovina, envolvendo todos os elos da cadeia produtiva.

Objetivos do Projeto
  • Autossuficiência na produção das carnes ovina e caprina para o mercado doméstico, prospecção e aproveitamento de oportunidades de mercado para exportação a outros estados e países.
  • Gerar novas divisas para o estado do Paraná.
  • Garantir a segurança sanitária das carnes ovina e caprina por meio do abate formal.
  • Dinamização das economias locais.
  • Geração de renda para a agricultura familiar.

 

 

Projeto Cordeiro Paraná