IDR-Paraná apresenta Plano Safra a agricultores de Londrina e região 28/07/2023 - 13:31

Cerca de 250 participantes de Londrina e região estiveram na manhã desta sexta-feira (28) em um seminário organizado pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater).

O encontro aconteceu na sede de pesquisas da instituição, em Londrina, e foi realizado com o objetivo de detalhar o Plano Safra 2023/2024 aos produtores, cooperativas, associações de agricultores e técnicos, de acordo com o extensionista Cristovon Videira Ripol, gerente da regional de Londrina e da mesorregião Norte do IDR-Paraná.

“O sentido desse evento é prestar uma orientação segura aos produtores, principalmente os pequenos agricultores”, enfatizou Altair Sebastião Dorigo, diretor-presidente em exercício do IDR-Paraná.

A programação do evento contemplou ainda palestras sobre boas práticas na produção de grãos, uso de energia fotovoltaica e exposição de máquinas e implementos agrícolas.

DIA DO AGRICULTOR — Foram homenageados no evento os produtores Antonio Carlos Stutz, Jovana Cestile, Davi José da Costa, Miguel Celestino e Fátima Celestino e, também, ao programa de agroindústria da Amcev (Associacao das Mulheres Camponesas do Assentamento Eli Vive) e ao Recanto Vida Simples, que desenvolve atividades dirigidas ao turismo rural.

PRESENÇAS — Participaram da solenidade o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, o secretário de agricultura do município, Regis Choucino, e a vereadora Lu Oliveira; Rafael Fuentes Llanillo, diretor de integração institucional do IDR-Paraná; e Plácido Fernandes, presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Londrina, além de pesquisadores, técnicos e lideranças do segmento na região.