IDR-Paraná discute pesca no litoral e piscicultura na região Norte do Paraná 29/08/2023 - 10:44

Em setembro a piscicultura será tema de uma tarde de campo em Bela Vista do Paraíso, região Norte do estado. Com início marcado para as 13h do dia 14 de setembro, os técnicos vão abordar o manejo alimentar no desempenho produtivo de tilápias. Além da infraestrutura e equipamentos na piscicultura para manter a qualidade do pescado, requisitos para iniciar uma piscicultura comercial e a importância do monitoramento da qualidade da água.

Já no litoral, pescadores e lideranças se reuniram, na última semana, em Pontal do Paraná, para a realização do 4º Encontro Regional dos Pescadores Artesanais do Litoral. Na pauta estavam temas cruciais relacionados à pesca artesanal e aos pescadores da região. O encontro foi realizado pelo IDR-Paraná, com o apoio das prefeituras locais.

Durante o encontro foram alinhadas as estratégias e ações para o fortalecimento da pesca artesanal no litoral do Estado.

Lideranças das Colônias de Pescadores de Antonina, Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaraqueçaba e Guaratuba participaram das discussões. Os participantes puderam trocar experiências e informações a respeito da atividade pesqueira, bem como compartilharam suas realidades, desafios e aspirações em relação à pesca.

As modalidades de crédito rural, o SIM (Sistema de Inspeção Municipal), SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial) e a Previdência Social estiveram entre os temas abordados no encontro.

Cada um desses assuntos desempenha um papel fundamental na vida dos pescadores, influenciando suas condições de trabalho, bem-estar financeiro, segurança social, sustentabilidade na atividade e a sucessão familiar. “A troca de ideias e aprofundamento nesses assuntos são vitais para ampliar a conscientização sobre os desafios enfrentados pela comunidade pesqueira e buscar soluções conjuntas”, disse Charles Fernando Peixoto, técnico do IDR-Paraná de Pontal. Ele acrescentou que as Colônias e Federação de Pescadores vêm fazendo a interlocução junto ao INSS para auxiliar os pescadores na organização dos documentos para o pedido de aposentadoria.

Outra questão que despertou a atenção dos participantes foi a observância do Defeso, período em que a pesca de camarão é proibida no litoral paranaense. Neste ano a Secretaria de Aquicultura e Pesca determinou a vigência do Defeso de 28 de janeiro a 30 de abril. Durante esses meses os pescadores recebem uma remuneração do INSS para compensar a falta de camarão, que é fonte de renda das famílias.

Para obter mais informações e participar do dia de campo em Bela Vista do Paraíso, os interessados podem ligar para (43) 98873-1934.