IDR-Paraná garante a distribuição da merenda escolar para todo o estado 01/06/2021 - 16:07

Para que a merenda chegue em cada escola de maneira adequada e em condições ideais de consumo uma grande logística é necessária. Todo o alimento não perecível como o arroz, feijão, macarrão, fubá e outros é separado, embalado e transportado para as mais de três mil instituições de ensino do estado. Este processo é realizado pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater), através do programa estadual de alimentação escolar. No mês de maio o instituto bateu recorde de distribuição. No lugar de levar trintas dias, prazo ideal para a merenda estar em todos os pontos de entrega, o IDR-Paraná realizou o trabalho em apenas 20 dias.

Mesmo com as aulas suspensas, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o governo do estado continua a enviar alimentos para que as instituições repassem às famílias em situação de vulnerabilidade social. Mais de vinte servidores do IDR-Paraná e do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias e Armazenamento de Pinhais garantiram que os alimentos chegassem até as escolas. O transporte da mercadoria foi feito por vinte carretas e 18 caminhões de diversas transportadoras do estado para diversas localidades, inclusive as mais distantes como comunidades quilombolas, aldeias indígenas e ilhas do Paraná. Em maio foram distribuídas 2,3 mil toneladas de alimentos adquiridos pela Fundepar (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional).

Cada instituição recebeu uma quantidade de alimento de acordo com a sua demanda e o número de alunos.

Até o ano de 2013 cabia ao IDR-Paraná apenas armazenar os alimentos, ficando ao encargo da secretaria de educação contratar o transporte até a sede dos municípios e a distribuição até as escolas ficava sob a responsabilidade dos gestores municipais. Um modelo que onerava e atrasava a operação. A partir de 2013, em um processo de modernização do sistema a secretaria de educação contratou o IDR-Paraná para realizar o serviço de logística completo. Ou seja, armazenamento, separação e montagem dos lotes e a distribuição nas escolas atendidas pelo programa. 

O novo procedimento garantiu mais segurança e rapidez na entrega, já que quando o caminhão chega na escola o funcionário não precisa mais separar produto por produto como antes, é só deixar a embalagem lacrada e partir para outra escola. Graças aos resultados em agilidade, qualidade e segurança o IDR-Paraná teve seu reconhecimento pelo Conselho Estadual de Alimentação Escolar, entidade composta por representantes da sociedade civil, pais de alunos, professores e representantes dos poderes executivo e legislativo.

A distribuição dos alimentos não perecíveis às escolas é feita quatro vezes ao ano. A Unidade de Logística do IDR-Paraná já iniciou, no final do mês de maio, o recebimento dos alimentos e começa a organização da próxima distribuição da merenda.

Reportagem: Roberto Monteiro