IDR-Paraná investe em produção sustentável no Litoral do Paraná 18/12/2023 - 16:29

O litoral paranaense possui um perfil de produção agropecuária distinto do restante do estado. Aproximadamente 90% da região é área de preservação que envolve floresta, restinga e mangue. Sobra apenas 10% para o plantio. Devido a essas limitações o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) incentiva o desenvolvimento de atividades que permitem maior rentabilidade em pequenas áreas; como é o caso da produção de frutas, hortaliças e palmáceas.

O produtor Edgard Tenorio Cavalcanti, de Paranaguá, é um exemplo de como extrair o sustento das atividades agrícolas com sustentabilidade. Respeitando e preservando o meio ambiente. Em sua propriedade de 2,5 hectares, localizada na Colônia Santa Cruz, trabalha com mais de 70 espécies: lichia, acerola, maracujá, banana, açaí, palmito Jussara, pitaya, laranja, temperos, folhosas, abacaxi, feijão, arroz, mandioca, cacau, café, entre outras.

O cultivo é todo realizado dentro de manejo agroecológico e caixas de abelhas nativas foram espalhadas pela propriedade para realizarem a polinização e produzirem mel para consumo da família e venda. “Todo o consumo da minha família vem da nossa produção. E a nossa renda também. Com a venda de alimentos e de mudas que nós mesmo fazemos”, afirma Edgar.

A comercialização é toda feita de maneira virtual, o que mostra uma visão atualizada do produtor. “Os clientes já são fiéis! Eles fazem encomendas pelo WhatsApp, marcamos dia e hora para vir buscar. Nem frete eu faço. Tudo que eu produzo aqui na propriedade eu vendo, nada se perde!”, afirma Edgard.

Café – O produtor percebeu uma demanda dos clientes por um café de qualidade e resolveu investir em equipamentos para secagem, torra e moagem dos grãos.

Edgard recebe assistência do IDR-Paraná há décadas, e afirma que a orientação que recebe do extensionista Leoclides Lazzarotto o ajudou a alcançar qualidade de vida e sustento, com a oferta de produtos saudáveis. Leoclides assessora o produtor, principalmente, no manejo orgânico das culturas, formação de lavouras, práticas agroecológicas, sustentabilidade, acesso ao crédito rural, segurança alimentar e nutricional da família, comercialização e na formação do Sr. Edgard como líder, pois ele também é o representante de sua comunidade no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Este é um dos casos que provam que as atividades produtivas no Litoral podem seguir dentro dos preceitos da sustentabilidade, de forma a garantir o sustento dos produtores rurais ao longo do tempo.

Uma agricultura sustentável, com geração de renda e conservação ambiental contribui para o alcance de três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas: “Erradicação da pobreza”, Fome zero e agricultura sustentável” e “Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres”.