Produtores do Miringuava fazem feirinha de produtos agrícolas na sede da Sanepar 18/03/2022 - 08:50

Evento visa fomentar desenvolvimento sustentável na Bacia do Miringuava e ampliar conexão dos agricultores com mercado consumidor

A primeira feirinha de produtos orgânicos vindos da Bacia do Miringuava, em São José dos Pinhais, onde está sendo construída a quinta barragem de abastecimento público, aconteceu nesta quinta-feira na sede da Sanepar. A feirinha nasce como projeto-piloto para potencializar o desenvolvimento socioeconômico dos agricultores que aderiram à produção sustentável, sem o uso de defensivos, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade da água da bacia.

O trabalho junto aos agricultores é feito pelo Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial do Miringuava, numa parceria entre Sanepar, IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), Fundação Grupo Boticário, Invest Paraná, Prefeitura de São José dos Pinhais e outras instituições, e está inserido no Programa Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná, do Governo do Estado.

Para Tiago Hachmann, engenheiro agrônomo do IDR-Paraná, que atua diretamente com as 30 unidades de referência participantes do projeto, uma das preocupações desta parceria é contribuir e levar mecanismos para o desenvolvimento destes produtores através de uma agricultura sustentável. “Trabalhamos intensamente para transformar as produções do Miringuava em uma agricultura mais limpa, e ao mesmo tempo, trabalhamos para agregar valor à produção local. E esta feira é, sem dúvida, um mecanismo para gerar renda ao agricultor e incentivar a produção sustentável que contribui para a preservação natural” afirma o engenheiro.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, destacou a importância da organização dos agricultores desde o plantio até a entrega dos produtos para o consumidor final, promovendo o desenvolvimento da região num conceito de sustentabilidade. “A Sanepar tem como primeiro cuidado a água, mas a alimentação orgânica também melhora muito a saúde da população. É uma oportunidade de fazermos juntos algo bom, cada um contribuindo um pouquinho, visando o coletivo”, disse.

O gerente estadual do IDR-Paraná, Amauri Ferreira Pinto, que participou da abertura , disse que a feirinha vem ao encontro da política do Instituto de promover a sustentabilidade, além da preservação do solo, de água e do meio ambiente. “O nosso foco são as questões sociais e econômicas dos agricultores. O trabalho que vem sendo feito com os produtores da Bacia do Miringuava vem ao encontro disso. Aceitamos o desafio com coragem porque acreditamos nesse projeto. A ação do Miringuava serve de exemplo para as demais microbacias no Paraná.”

Representando o Movimento Viva a Água e a Fundação O Boticário, Anke Salszman afirmou que o objetivo do movimento é a conservação da natureza, visando a qualidade e a quantidade da água dos mananciais, e também o fomento ao empreendedorismo dos agricultores, ampliando a conexão com mercados alternativos.

Uma das participantes foi a agricultora Maisa Valoski que, junto com a família, produz cerca de 25 tipos de produtos, como alface, beterraba, cenoura, mandioca, banana, mirtilo, framboesa e morangos. “Essa feirinha é uma farmácia, com diversos tipos de alimentos que trazem saúde para os consumidores. Ela permite um contato mais próximo entre o produtor e o consumidor e, além de facilitar a compra e venda, ajuda a divulgar o modo como trabalhamos, sempre evitando elementos nocivos para a natureza e para quem consome esses vegetais, frutas e verduras”, disse.

Fonte: Sanepar