Programa de rádio do IDR-Paraná completa 45 anos 10/05/2021 - 11:04

O rádio é companheiro de quem lida no meio rural. Muitas vezes as músicas e noticiários embalam o café da manhã ou o trabalho com as criações e lavouras.  Por meio dos programas de rádio o produtor se informa sobre eventos realizados em sua região ou fica sabendo de alguma novidade que pode ser aplicada em sua propriedade. Nesta segunda-feira (dia 10) o programa O Homem e a Terra, produzido pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-IAPAR-EMATER), completa 45 anos. São mais de quatro décadas de transmissão ininterrupta para todo o estado acompanhando a família rural.

Maurílio Aparecido dos Santos, de Salto do Lontra, é um ouvinte assíduo do programa do IDR-Paraná, transmitido no município pela 89.5 FM. "Ouço o Homem e a Terra há mais de vinte anos. Lembro quando o Ramon Ribeiro era o apresentador. Eu ouço porque gosto das informações agrícolas e da previsão do tempo com o Lasinski (Luiz Renato Lasinski)", contou o produtor. Ele afirmou que o programa de rádio apresentou a ele várias novidades. Uma delas virou a principal atividade em sua propriedade. "O rádio foi um incentivo para eu começar a criar peixe. Com a assistência da antiga Emater, hoje IDR-Paraná atualmente tenho dez mil tilápias nos tanques, mas quero aumentar para 37 mil peixes", observou Santos. 

Para muitos servidores o programa de rádio também é relevante. Carlos Alexandre da Silva Harold, do IDR-Paraná de Santa Helena, disse que o programa ajuda na divulgação das ações do município junto aos produtores. "Todas as rádios de Santa Helena transmitem o programa. É bem ouvido e comentado pelos produtores. Ajuda a divulgar a imagem da instituição nas comunidades rurais", observou.   

História
Não é de hoje que essa parceria entre produtores, extensionistas e rádio vem dando bons resultados. Afinal, a música de abertura do programa o Homem e a Terra, interpretada pela Orquestra Armorial, passou a fazer parte do dia a dia das famílias rurais paranaenses no dia 10 de maio de 1976. Foi o primeiro programa rural no Paraná a ser transmitido por um veículo de comunicação. Desde então “O Homem e a Terra” vem levando informações e orientações técnicas aos agricultores. O programa sempre acompanhou grandes acontecimentos do setor como a implantação do ciclo de grãos, substituindo o café, em decorrência da "geada negra" de 1975. Naquele ano o Paraná teve que reinventar sua agropecuária e o rádio foi um importante suporte para difundir novas práticas entre os agricultores.   

O programa de rádio O Homem e a Terra nasceu como uma forma de a Acarpa - empresa responsável pela assistência técnica aos produtores à época e que se transformaria em Emater e, posteriormente, no IDR-Paraná - falar de forma direta com o agricultor. Um dos criadores do programa, Josué Gomes Pinheiro, lembra que, desde o início, o objetivo foi transmitir mensagens curtas, em tom de uma boa conversa, com a intenção de motivar o agricultor a se interessar por um assunto e buscar mais informações com um extensionista. 

Pioneirismo
Inicialmente o espaço na grade das emissoras de rádio foi comprado pela empresa, em quatro veículos no Sudoeste do estado. Como o programa teve uma boa receptividade, rapidamente o número de emissoras contratadas aumentou. Entretanto, os contratos começaram a pesar nos custos da empresa, o que levou a direção a comunicar a suspensão do envio dos programas pagos. Porém, o conteúdo foi mantido à disposição para quem quisesse transmitir "O Homem e a Terra". Diversas emissoras manifestaram o interesse de continuar com o programa e firmaram o compromisso de transmiti-lo na íntegra. Ao longo dos anos o número de emissoras foi se ampliando. 

O programa “O Homem e a Terra” é produzido pela equipe de comunicação do IDR-Paraná e transmitido, de segunda a sexta-feira, por 115 emissoras no estado. Diversos profissionais se sucederam no programa. Na maior parte desses anos a gravação era feita, pelo sonoplasta Edison Racoski, no estúdio mantido pelo IDR-Paraná. Hoje o trabalho é terceirizado. Na locução, Reinaldo Camargo, Josué Pinheiro, Sérgio Piccheto, Paulo Neto e Ramon Ribeiro deram voz a "O Homem e a Terra". Atualmente a apresentação é feita pelo jornalista Amarildo Alba. 

Credibilidade
Para Ramon Ribeiro, a experiência com o rádio do IDR-Paraná foi marcante. "Tenho boas lembranças desse programa. Foi o trabalho mais dignificante da minha atividade como jornalista e radialista. Pelo rádio, e especificamente pelo programa O Homem e a Terra, fiz amigos entre os agricultores que até hoje estão em contato comigo através das redes sociais. Tudo porque é um programa que valoriza o agricultor e contribui demais para o desenvolvimento e bem estar da família rural. Tenho saudade", destacou Ribeiro.

A linha editorial do programa "O Homem e a Terra" é clara e pretende levar informação para toda a família rural, além de divulgar políticas públicas. Mas as conversas não se limitam aos programas oficiais.  Na maioria das vezes, as entrevistas tratam de problemas do dia a dia do produtor e, além dos extensionistas do IDR-Paraná, também podem incluir pesquisadores e profissionais de outras instituições, bem como depoimentos dos próprios produtores. Foi justamente o compromisso com a realidade da família rural que sedimentou a credibilidade do programa nesses 45 anos.  Além da transmissão pelas emissoras em todo o estado, o programa "O Homem e a Terra" pode ser ouvido no site do IDR-Paraná (www.idrparana.pr.gov.br) e no podcast do IDR-Paraná em diversas plataformas.