Publicação do IDR-Paraná analisa integração mandioca-pecuária no Arenito Caiuá 24/07/2023 - 14:22

Pecuária de corte integrada com mandioca em plantio direto diminui erosão e melhora condição geral do solo

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater) lançou nesta quarta-feira (19) o boletim técnico “Plantio direto de mandioca em sistemas integrados de produção agropecuária no Noroeste do Paraná”.

Dirigida a pesquisadores, produtores, técnicos e estudantes de ciências agrárias, a publicação apresenta resultados de 10 anos de experimentos conduzidos na unidade de pesquisa que o IDR-Paraná mantém em Paranavaí.

O trabalho avaliou a produção de mandioca em plantio direto integrada com a criação de bovinos para corte, e comparou esse arranjo com a exploração extensiva de pastagens e o método convencional de cultivo da tuberosa, práticas usualmente adotadas na região. “O modelo tradicional provoca aumento da erosão, além de compactação e perda de nutrientes no solo”, explica a pesquisadora Kátia Fernanda Gobbi.

Em ambos os sistemas foram avaliados parâmetros como produtividade, umidade e teor de matéria orgânica no solo, decomposição da palhada e desempenho do rebanho.

Produção – O Noroeste paranaense, área de ocorrência do Arenito Caiuá, concentra a maior produção de bovinos de corte do Paraná. São aproximadamente 837,8 mil hectares de pastagens, a maior parte com sinais de degradação moderada e severa, e taxa média de lotação de aproximadamente 2,2 cabeças por hectare, o que é considerado baixo pelos especialistas.

Na região há cerca de 96 mil hectares destinados ao plantio de mandioca, aproximadamente 64% da área cultivada com a raiz no Estado, geralmente ocupando áreas de pasto degradado e em cultivo convencional, com revolvimento do solo.

“Os resultados mostram que o cultivo de mandioca em plantio direto é viável e, integrado com pastagens bem manejadas, contribui para a manutenção da qualidade física do solo”, conclui Gobbi.

Dia de Campo – O boletim técnico foi lançado durante o dia de campo Integra Arenito, realizado no Polo de Pesquisas de Paranavaí na manhã de quarta-feira (19).

No encontro, cerca de 250 participantes percorreram diversas unidades temáticas, nas quais puderam discutir o potencial da cultura de sorgo no Arenito Caiuá — inclusive produção de silagem e uso do grão na alimentação de bovinos de corte — e, ainda, os mais recentes resultados da pesquisa sobre compactação, infiltração e armazenamento de água em solos arenosos manejados em sistemas de integração lavoura-pecuária.

Aquisição – A versão PDF do boletim técnico “Plantio direto de mandioca em sistemas integrados de produção agropecuária no Noroeste do Paraná” pode ser baixada gratuitamente AQUI.