Turismo rural é destaque paranaense no Salão Nacional do Turismo 2023, em Brasília 19/12/2023 - 12:13

O Turismo Rural paranaense, não apenas pelos sabores, mas principalmente pela diversidade de ações e pelo forte chamariz das coisas mais naturais da terra, foi um dos destaques do Salão Nacional do Turismo 2023, realizado no estádio Mané Garrincha, em Brasília, de sexta-feira a domingo (15 a 17).

O evento congregou quatro eixos do setor de turismo. Além do rural, o turismo de natureza, cultural e de luxo. No rural, as grandes estrelas foram os produtos do interior do Paraná. Foi um dos espaços mais concorridos, graças à qualidade dos vinhos de alto gabarito, doces e geleias, o tradicional café paranaense, produtos à base de lavanda, queijos premiados e outros. “Acho que esse é o melhor queijo que já comi na vida”, disse a alagoana Marta Bezerra.

Ao lado da degustação e mostra dos produtos da agricultura familiar, foram divulgados os roteiros rurais paranaenses, como a Rota da Lavandas, a Rota do Queijo, o Caminho do Café das Mulheres, a Uva de Marialva, o Enoturismo e as Caminhadas da Natureza.

A coordenadora estadual de Turismo Rural do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), Terezinha Busanello Freire, organizadora do estande, agradeceu a Secretaria de Estado do Turismo. “Esta é a primeira vez que a Secretaria da Agricultura é convidada para participar de um evento nacional relacionado ao turismo. Foi muito bom para divulgar o trabalho do Sistema Estadual de Agricultura e dos produtores rurais para todo o Brasil”,

PARANÁ - O Paraná foi destaque também no espaço gastronômico organizado pelo Senac no Litoral, com direito a aulas-show com chefs preparando iguarias típicas de cada estado, seguidas de degustação. O barreado foi uma das aulas mais lotadas e atraiu ao evento pessoas que foram única e exclusivamente para conhecer o prato.

É o caso da brasiliense Alarubia Rodrigues da Cunha, de 42 anos. “Eu já vi receitas de barreado na TV, e sempre fui louca por experimentar, mas nunca encontrei. Quando vi a programação do Salão, não pensei duas vezes”, disse.

As balas de banana também agradaram a quem passou pelo estande da Grande Reserva da Mata Atlântica, no eixo de turismo de natureza, assim como os bolinhos de camarão da Serra do Mar. No espaço, além dos quitutes, os visitantes recebiam informações sobre a Grande Reserva e também dicas de passeios, tours, hospedagem e explicações sobre a fauna e a flora da região.

ARTE E CULTURA – A produção artística e cultural artesanal paranaense também esteve representada. Obras de diversos artesãos – como pinhões e capivaras em madeira, gralhas azuis em palha de milho, bordados e outros – foram apresentadas pela Federação das Associações e Cooperativas de Artesãos do Paraná, a convite da Secretaria de Estado do Turismo (SET), do portal do Estado Viaje Paraná e do Sesc PR.

“É a primeira vez que participo de um evento grande fora do Paraná, e acho muito importante essa oportunidade que o Governo do Estado está nos proporcionando”, disse a artesã Marlucy Martins Meira, de Ponta Grossa, que trabalha com artes em palha de milho.

“Nós somos muito agradecidos, porque a arte popular normalmente não é muito valorizada pelo poder público. Num Salão desses é que a gente percebe a importância das políticas públicas para o setor”, disse o artesão Reinaldo Moreira, de Londrina, que apresentou seu trabalho em bordado.

DESTINOS INTELIGENTES – O público visitante do Salão Nacional do Turismo também teve a oportunidade de vivenciar algumas das experiências de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) que já são realidades pelo Brasil. O Paraná teve três municípios com cases em destaque: Curitiba, com a iniciativa "Curta Curitiba na Palma da Mão"; Foz do Iguaçu, com o projeto “Explore Foz do Iguaçu”, com uso de realidade virtual; e Ponta Grossa, com o Sistema de Monitoramento e Gestão de Dados e com a marca “Sou PG” e souvenires criativos.

REGIONALIZAÇÃO - Durante o salão, a Setu também participou de encontros técnicos e das reuniões do Fornatur e do Programa de Regionalização do Turismo. O Ministério do Turismo solicitou aos estados e municípios que apresentem projetos a serem financiados por meio de emendas federais, num montante em torno de R$ 2 bilhões.