Agricultores de assentamento rural recebem sementes certificadas de feijão preto 31/01/2022 - 14:43

Um grupo de famílias do assentamento Claudete Vive, de Boa Ventura de São Roque, recebeu sementes certificadas de feijão para o plantio em suas propriedades. A entrega do insumo foi feita em dezembro e foi a primeira vez que os agricultores tiveram acesso a sementes melhoradas. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Boa Ventura de São Roque e IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater).

De acordo com Rebeca Bartmeyer, do IDR-Paraná de Boa Ventura de São Roque, o projeto beneficia 17 famílias de agricultores em situação de vulnerabilidade social. A opção pelo grupo se deveu, segundo a extensionista, pelo fato de eles já estarem organizados. "Um diferencial desse projeto é que, além da doação das sementes, as famílias recebem assistência técnica para garantir um bom resultado do plantio. A organização do grupo para o plantio em áreas individuais e coletivas facilita as visitas e a orientação técnica", observou Rebeca. Foram distribuídos 400 quilos de sementes de feijão preto da variedade IPR Urutau." É a maior quantia de sementes distribuídas para uma só localidade, em um município", disse Rebeca.

As famílias beneficiadas participam do assentamento Claudete Vive, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), na beira do rio Ivaí. Elas trabalham com culturas de subsistência como batata-doce, milho, mandioca e feijão. Cada família recebeu um volume de sementes de acordo com a sua capacidade de trabalho, entre 5 e 20 quilos. Parte da produção poderá ser destinada ao consumo das famílias e o excedente pode ser comercializado. "O único compromisso de cada agricultor é devolver uma quantidade de sementes igual à que recebeu. Desta forma, haverá sementes para serem repassadas a outras famílias, ampliando o alcance do projeto", destacou Rebeca.

A prefeitura de Boa Ventura de São Roque participou do projeto cedendo o transporte das sementes e da extensionista até a localidade. Rebeca informou que muitas dessas famílias fazem parte de outros programas de transferência de renda, como o Renda Agricultor Familiar. "São produtores que demandam por assistência técnica. Como eles estão organizados para o cultivo em áreas comuns, onde todos trabalham juntos, o projeto acaba beneficiando todas as 50 famílias do assentamento", concluiu Rebeca.

Reportagem: Roberto Monteiro