Boletim agrometeorológico do IDR-Paraná de maio mostra distribuição desigual das chuvas nas regiões do Estado 06/06/2022 - 10:01

Maio foi caracterizado por chuvas com distribuição espacial bastante heterogênea no Paraná (Figura 1). De modo geral, o extremo Sudoeste e Oeste registraram os maiores acumulados de chuva, pois é o local de entrada das frentes frias no Estado. As frentes frias são os principais sistemas meteorológicos que provocam precipitações no outono e inverno no Paraná.  Em São Miguel do Iguaçu, por exemplo, localizado no Sudoeste, choveu 258,8 mm. Observa-se no mapa que as chuvas diminuíram à medida que se avança para a região Norte, onde em Apucarana, por exemplo, choveu apenas 55,2 mm.

 

figura 1

Figura 1. Precipitação total em maio de 2022 no Paraná. Fonte: IDR-Paraná e Simepar

 

Com relação à anomalia de precipitação, houve bastante heterogeneidade e, em alguns casos, dentro de uma mesma região. De forma geral, as regiões Sul e Sudoeste registraram chuva acima da média histórica, enquanto no Norte, Noroeste e Centro do Estado as precipitações foram abaixo do esperado para o mês (Figura 2). Em São Miguel do Iguaçu, por exemplo, a média histórica de maio é 163,1 mm e choveu 258,8 mm, ficando 95,7 mm acima do esperado para o mês. Já em Umuarama choveu apenas 64,8 mm e a normal climatológica é de 146,7 mm.

 

Figura 2

Figura 2. Anomalia de precipitações (mm) registradas em maio de 2022 em relação à média histórica, em alguns municípios do Paraná. Fonte: IDR-Paraná e Simepar

 

Com relação às temperaturas, tanto as máximas como as mínimas foram amenas em praticamente todo o Estado, com valores abaixo da média histórica. A Figura 3 apresenta a diferença entre a temperatura máxima e mínima histórica de maio e as registradas em maio/2022 no Paraná. A média das temperaturas máximas e mínimas foram 1,5oC e 1,3oC, respectivamente, abaixo da normal climatológica. Em Francisco Beltrão, por exemplo, a média histórica da temperatura máxima de maio é 22,9oC e em maio de 2022 registrou 19,8oC, mantendo-se 3,1oC abaixo do esperado. Em Foz do Iguaçu, a temperatura mínima mensal registrada foi 11,7oC, valor 2,8oC abaixo da média histórica

 

Figura 3

Figura 3. Anomalia das temperaturas máximas e mínimas de maio de 2022, em alguns municípios do Paraná. Fonte: IDR-Paraná e Simepar.

 

Entre os dias 16 e 23 de maio houve a atuação de uma massa de origem polar de intensidade moderada, o que provocou queda acentuada das temperaturas (Figura 4) e formação de geadas em algumas localidades, especialmente mais ao sul. O frio e a geada só não foram mais intensos devido à ocorrência de ventos moderados e fortes que favoreceram a nebulosidade e a troca e mistura de ar. Os ventos foram provocados por uma tempestade subtropical (Yakecan) que atuou no Sul do Brasil juntamente com a massa polar.

Figura 4

Figura 4. Temperatura mínima de 16 a 23 de maio de 2022 no Paraná. Fonte: IDR-Paraná e Simepar

 

Quanto ao efeito do clima na agricultura do Paraná, apesar da pouca chuva e sua má distribuição ao longo do mês em algumas regiões, as temperaturas mais amenas reduziram a evapotranspiração e a demanda de água pelas culturas, evitando o estresse hídrico intenso das lavouras.

Milho 2ª Safra
De acordo com a SEAB, a maioria das lavouras apresentou boa condição de desenvolvimento no campo, com percentual variando de 92% no início do mês a 82% no final. Esse índice decaiu no decorrer maio devido ao ataque intenso de pragas (cigarrinhas e pulgões) e às poucas chuvas registradas no mês em grande parte do Estado. Apesar da ocorrência de baixas temperaturas, não houve formação de geada relevante nas regiões produtoras.

Feijão 2ª Safra
As condições climáticas beneficiaram as lavouras de feijão, que se desenvolveram de forma satisfatória. Segundo a SEAB, 60% do feijão de segunda safra foram colhidos em maio e os mesmos apresentaram excelente qualidade.

Trigo
Já foram semeadas 61% das lavouras de trigo no Paraná, as quais apresentam ótimo desenvolvimento. Na fase de desenvolvimento vegetativo do cereal, as baixas temperaturas estimularam o perfilhamento e auxiliaram no controle de pragas e planta daninhas, beneficiando a cultura e reduzindo custos de produção.

Mandioca
No mês de maio as condições climáticas foram favoráveis à cultura da mandioca, que se encontrava predominantemente na fase de colheita.

Cana-de-açúcar
A cana-de-açúcar apresentou bom desenvolvimento no mês de maio devido ao clima propício para o cultivo.

Olerícolas
As condições climáticas também foram favoráveis para as olerícolas. As espécies mais suscetíveis ao frio tiveram que ser protegidas durante a atuação da massa polar.

Café
Teve início a colheita do café, o qual se estima uma produtividade um pouco aquém do esperado devido a elevada quantidade de grãos “miúdos” provocados pelas altas temperaturas e estiagens ocorridas em dezembro de 2021 e janeiro e fevereiro de 2022.

Arroz Irrigado
Foi realizada a colheita do arroz irrigado, com bom rendimento devido às condições climáticas favoráveis.

Pastagens
Em algumas regiões do Estado, as pastagens tiveram uma produção de massa verde abaixo do esperado devido pouca chuva e mal distribuída ao longo do mês.

Dados: Setor de Agrometeorologia do IDR-Paraná