COMITÊ TÉCNICO CIENTÍFICO DEFINE ALTERAÇÕES NO REGULAMENTO INTERNO E EM POLÍTICAS DO IDR-PARANÁ 04/12/2025 - 16:56

Atendendo a convocação do diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, os membros natos, titulares e suplentes do Comitê Técnico Científico (CTC) da instituição se encontraram na manhã desta quinta-feira para 3ª reunião ordinária do colegiado.

Após a abertura do presidente Natalino de Souza, os integrantes da mesa definiram a agenda de trabalhos e aprovaram a ata da segunda reunião ordinária, realizada em abril. Em seguida, o convidado Dimas Soares Júnior apresentou a proposta de alteração da Política Editorial do Instituto (Portaria 058/2021) para publicações científicas e os membros sugeriram mudanças na minuta para deixar mais claras as normas, como por exemplo, a respeito do uso da logomarca do IDR-Paraná em publicações de terceiros que tenham a participação de pesquisadores da casa.

A terceira pauta foi a análise da proposta de alteração do Regimento Interno do próprio Comitê Técnico Científico (Portaria 194/2020). No capítulo I, que trata da caracterização e competência do colegiado, foi retirado um trecho do primeiro artigo que poderia contrariar a lei que baseou o regimento. E foi acrescentado um artigo à parte para tratar das competências do IDR-Paraná, que foi aceita por unanimidade. No capítulo II, da composição do colegiado, vão ser necessárias alterações na nomenclatura dos cargos dos profissionais que podem participar do comitê. Ficou decidido que serão adotadas as mesmas nomenclaturas que forem usadas no projeto de lei que reestruturou a carreira dos servidores, aprovado nesta semana pela Assembleia Legislativa do Paraná e encaminhada para a sanção do governador Ratinho Junior. E No capítulo IV, das disposições gerais, foi feita uma alteração no prazo para os integrantes justificarem uma necessidade previsível de ausência nas reuniões.

Depois da apresentação do regulamento do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, foram debatidos outros assuntos considerados pertinentes pelos participantes da reunião, como a possibilidade da criação de uma metodologia para medição de resultados dos programas de extensão rural e pesquisa e inovação oferecidos pelo Instituto. Na sequência, foram apresentadas as ações de planejamento integrado do órgão. Foram recebidas 32 propostas nas áreas de agroecologia, cafeicultura, fruticultura, grãos sustentáveis, olericultura, raízes e tubérculos, pecuária de leite e de corte, e recursos naturais e sustentabilidade. No total, são 297 profissionais envolvidos, com R$ 12 milhões em recursos. Por fim, foi discutida a criação de um grupo de trabalho para discutir a regulamentação para o recebimento de bolsas pelos profissionais do IDR-Paraná.

Para o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, a reunião foi bastante proveitosa. “Discutimos a política de aprovação de projetos importantes da integração, pesquisa e extensão, ajustamos o regimento interno de funcionamento do Comitê Técnico científico e tivemos a oportunidade de discutir também o regulamento interno da instituição como um todo. Foi uma reunião importante em que se buscou, com os membros do Comitê Técnico científico, fazer uma prospecção daquilo que é importante para a instituição. Foram 32 projetos de pesquisa e extensão, fruto de um grande esforço de planejamento integrado”, afirmou.

Além de Natalino de Souza, que também preside o Comitê, participaram da reunião a Dra. Vania Moda Cirino, diretora de Pesquisa e Inovação do IDR-Paraná e secretária executiva do CTC; Altair Sebastião Dorigo, diretor de Gestão Institucional; Paulo Eduardo Sipoli Pereira, diretor de Extensão Rural; Diniz Dias Doliveira, diretor de Integração Institucional; Richard Golba, diretor de Gestão de Negócios; Deoclécio Domingos, Danilo Eduardo Sebim e Jair Vendruscolo; membros titulares do Comitê e os suplentes Hevandro Dalalibera e Thiago Oliveira.