Cafeicultores de todo o Paraná se reúnem na ExpoLondrina 10/04/2023 - 15:21

Encontro Estadual de Cafeicultores acontece quarta-feira (12), a partir das 09 horas

A ExpoLondrina abriga mais uma vez o Encontro Estadual de Cafeicultores, que chega à 29ª edição este ano e será realizado na quarta-feira (12), a partir das 09 horas. São esperados cerca de 300 participantes de todas as regiões produtoras do Paraná. O secretário de agricultura do estado, Norberto Anacleto Ortigara, é esperado para o evento.

“O Encontro de Cafeicultores já é um evento tradicional. Esta edição será bastante produtiva, vai tratar de questões bastante atuais que afetam a cafeicultura de nosso Estado”, afirma Romeu Gair, extensionista do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater).

A programação contempla uma mesa técnica de cafeicultores para debater o tema “Viabilidade econômica e sustentabilidade da cultura de café na pequena, média e grande propriedade”. Também está prevista uma palestra sobre o uso de bioinsumos nas lavouras.

A última atividade do encontro será a entrega aos patrocinadores dos lotes vencedores da edição 2022 do concurso Café Qualidade Paraná.

Café Qualidade Paraná - A cafeicultora de Pinhalão Sirlene Soares dos Santos Souza venceu o Concurso Café Qualidade Paraná 2022 na categoria natural. Já a produtora Eloir Inocencia Nogueira de Souza, de Tomazina, obteve o primeiro lugar com um lote de cereja descascado.

De acordo com o regulamento, os lotes passam por uma avaliação física para verificar a presença de grãos defeituosos, de acordo com a Classificação Oficial Brasileira (COB). Na sequência, são submetidos à prova de xícara segundo a metodologia da Specialty Coffee Association (SCA), em que são analisados aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida.

Câmara Setorial do Café, IDR-Paraná, Secretaria da Agricultura e Abastecimento e Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina promovem o concurso, com apoio da Sociedade Rural do Paraná (SRP).
A edição 2022 teve ainda o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Bratac, Ceasa-PR, Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), Crea-PR, Federação de Agricultura do Paraná (Faep), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Grupo Dois Irmãos, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Prefeitura de Apucarana, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e Sistema Ocepar.

29ª Encontro Estadual de Cafeicultores
Data: 12 de abril, quarta-feira