Com orientação do IDR-Paraná produtores de queijo criam Associação 21/03/2023 - 09:00

Desde dezembro do ano passado um grupo de produtores de queijo e derivados de leite de Guarapuava e Laranjeiras do Sul vem se organizando para melhorar a qualidade dos seus produtos e buscar novos mercados. Com a orientação do IDR-Paraná foi criada a Associação dos Produtores de Queijo e Derivados de Leite da Região Centro do Paraná  (APROLEQ), que já conta com 24 associados.

Os integrantes da Associação já lidavam com a produção de queijo há algum tempo. Mas foi a partir de uma capacitação, realizada no ano passado, que eles compreenderam a importância da regularização das agroindústrias e da força de uma instituição associativa.

O curso contou com a colaboração da Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento), Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste), UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional), Cresol (Cooperativa de Crédito) e prefeituras. Foram realizados oito módulos presenciais que abordaram todos os aspectos da cadeia produtiva do queijo. Os participantes do curso tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a alimentação do rebanho, bem-estar animal, obtenção do leite de qualidade, regulamentação de agroindústrias, boas práticas de fabricação, organização rural e comercialização.

Com o apoio e orientação dos servidores do IDR-Paraná a Aproleq foi criada. Segundo Daniela Ragazzon, do IDR-Paraná de Laranjeiras do Sul, o incentivo à organização dos produtores de forma associativa é uma das ações do Instituto para melhorar a competitividade dos produtos da agricultura familiar. “A criação da Aproleq deve fomentar a produção de queijos e derivados de leite, incrementar o processo de inserção desses produtos no mercado, estimular o potencial turístico da Mesorregião Centro, bem como formar representatividade para que os produtores tenham acesso a políticas públicas”, observou Daniela Ragazzon. Até o fim deste mês deve ser feita a regularização da Aproleq. Roberto Carlos de Oliveira, de Guarapuava, vai responder pela presidência da Associação.

Reportagem: Roberto Monteiro