Conferência define os rumos da assistência técnica e extensão rural no Paraná 04/11/2025 - 14:10
Começou hoje em Curitiba a 3ª Conferência estadual de assistência técnica e extensão rural, que vai definir aprimoramentos no serviço no Paraná. Para isso, serão ouvidos 150 delegados indicados nas etapas municipais e regionais do Sistema de Agricultura do Estado do Paraná – SEAGRI, coordenado pela Secretaria da Agricultura do Estado do Paraná (SEAB) e integrado pelo IDR-Paraná, ADAPAR e CEASA. Esses extensionistas trouxeram para debate as principais reivindicações dos produtores rurais atendidos por eles em todo o Paraná.
As propostas apresentadas na Conferência vão contribuir com as diretrizes da Política e o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para atender as prioridades e demandas dos produtores, e a instalação e desenvolvimento da Rede Paranaense de ATER, integrando entidades públicas e privadas. A ideia é qualificar e ampliar a oferta de serviços, evitando sombreamento e promovendo complementariedade entre as organizações executoras.
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes reforçou a importância da união de todas as entidades que prestam assistência técnica e extensão rural no Paraná e falou dos esforços que vem fazendo para melhorar o atendimento aos produtores, com a contratação de 173 funcionários temporários por Processo Seletivo Simplificado e mais 422 vagas efetivas que serão preenchidas por concurso público. “Todos os 399 municípios do estado terão pelo menos um extensionista para atender aos produtores locais. Essa é nossa missão”, garantiu.
O diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, destacou a importância da Conferência para a melhoria do serviço de ATER no Paraná. “É a oportunidade que a gente tem de discutir com a comunidade organizada formas da gente ampliar a oferta desse serviço, que é fundamental pra viabilização das propriedades, pra melhoria de vida, melhoria de renda de uma parte da população do Paraná, principalmente a população mais carente.”, afirmou.
PRESENÇAS - Na abertura, a mesa foi composta por várias autoridades: o Secretário estadual de agricultura, Marcio Nunes; o secretário de estado de administração e previdência do Paraná, Luizão Goulart; o presidente do IPARDES, Jorge Calado; o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza; o deputado federal Elton Welter; o deputado estadual professor Lemos; José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar; Alcione Mazur, gerente de operações e gestão da execução do Sistema FAEP; Wellington Perduomo, gerente da unidade de competitividade setorial do SEBRAE; Aline Pasda, presidente da UNICAFES, e Leila Klenk, superintendente do Ministério do Desenvolvimento agrário do Paraná.








