Conselho discute Programa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural no Paraná 30/03/2023 - 09:24

A Câmara de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) do Cedraf (Conselho de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar – Cedraf) reuniu-se na sede do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), em Curitiba, para tratar da elaboração e implementação do Programa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural - PROATER, 2023 - 2026, atendendo o que estabelece a Lei Estadual de Ater, nº 17.447 de 27 de dezembro de 2012.

O presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, recebeu os representantes das organizações que compõe a Câmara e enfatizou a importância do evento. Reforçou o compromisso da Seab (Secretaria Estadual da Agricultora e do Abastecimento) e do Instituto em operacionalizar a Lei de Ater em conjunto com o Cedraf, por meio da Rede Estadual de Ater, na perspectiva de ampliar e qualificar a oferta de serviços de assistência técnica e extensão rural no Estado.

Falou sobre a expectativa do IDR-Paraná em obter recursos para realizar chamadas públicas de Ater e ampliar as parcerias e a oferta dos serviços. Reforçou também o papel do Instituto, como estabelece a Lei, de coordenar tecnicamente a Rede Estadual de Ater em conjunto com a Seab, responsável pela coordenação política e o Cedraf - Câmara de Ater pela gestão social.

Presente na reunião, o Diretor de Extensão Rural do IDR-Paraná, Diniz Dias Doliveira, também expressou seu apoio ao esforço do Cedraf em avançar na elaboração do PROATER.

Os membros da Câmara de Ater expressaram suas expectativas sobre o PROATER, destacando a oportunidade de integrar as organizações de Ater, potencializar as capacidades existentes, evitar sombreamento no atendimento das famílias rurais, além de ampliar e qualificar as ações a campo.

Dinâmica - Na segunda parte do encontro, foi realizada uma dinâmica em grupo para que os participantes pudessem expressar expectativas, sugerir possíveis arranjos institucionais para a atuação em rede, e indicar quais serão os próximos passos para a elaboração e implementação da Rede.

Os trabalhos terão continuidade no dia 25 de abril de 2023, quando a Câmara de Ater irá definir uma proposta de cronograma para a elaboração e implementação do PROATER e iniciar o mapeamento das organizações de Ater que atuam no estado

A reunião contou com a moderação dos servidores do IDR-Paraná, Miriam Fuckner, Secretária Executiva do CEDRAF e Hur Ben Corrêa da Silva, Coordenador da Câmara de Ater, e da economista Claudia Cartes Patrício, consultora da FAO e da Rede Latino-Americana de Ater.

Estiveram presentes representantes do Adeop, Deser, Fetaep, Fetraf-Paraná, IDR-Paraná, Incra, MDAF/CGDA-PR, Ocepar, Seab/Deagro, Sebrae, Sistema Faep/Senar e Unicafes/Fecafes. Não puderam se fazer presentes, mas enviaram contribuições para a Secretaria Executiva do Cedraf as representações da Associação dos Municípios do Paraná - AMP, CAPA - Verê e Marechal Cândido Rondon, Ceagro, Ceasol, Instituto BioSistêmico – IBS e Superintência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI.